Brasil está próximo de registrar pico de mortes por conta da dengue
Redação Publicado em 07/03/2023, às 06h00
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, em dezembro o Brasil atingiu 1.406.022 casos prováveis de dengue, o que registra aumento de 168% em relação ao mesmo período de 2021. Foram registradas 980 mortes pela doença em 2022, aumento de 298% se comparado a dezembro do ano passado, e próximo de bater o recorde de óbitos, 986, registrado em 2015.
Os estados com mais óbitos se concentram nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país: São Paulo (276); Goiás (154); Paraná (108), Santa Catarina (88) e Rio Grande do Sul (66). O biólogo e biomédico Carlos Peçanha, Diretor Técnico da Rentokil e especialista em entomologia urbana, explica os cuidados necessários para combater o mosquito e se proteger não apenas da Dengue, mas de outras arboviroses como Zika Vírus e Chichunkunya:
“É extremamente importante relembrar os cuidados necessários para evitar que o Aedes Aegypt se prolifere cada vez mais. São cuidados básicos e simples que se feitos de forma regular e correta, evitam danos à saúde e até mesmo mortes. Na Rentokil, disponibilizamos de monitoramento profissional, programas e soluções específicas para proteger sua família e negócios do mosquito da Dengue desde o seu primeiro estágio”, explica Peçanha.
Por que eu devo me vacinar? Entenda a importância da vacina contra gripe
Alerta de Dengue: veja como prevenir a proliferação e contaminação do mosquito Aedes Aegypti
Inimigas do verão: hepatite e dengue podem ser vilãs nessa época do ano
Dia Nacional de Combate à Dengue é no próximo sábado
A importância das vacinas para a saúde da sociedade