Esporte e brincadeiras ao ar livre são fundamentais para uma infância saudável
Tatyane Ernesto* Publicado em 17/09/2024, às 06h00
Do engatinhar aos primeiros passos, o brincar faz parte do início da vida de qualquer ser humano como um grande incentivador de movimento para os pequenos. Segundo o estudo The Pedriatrician’s s role in the first thousand days of the child: the pursuit of healthy nutrition and development, publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, os primeiros 1000 dias de vida de uma criança são os mais importantes para o seu desenvolvimento cerebral, pois é quando se molda e absorve um mundo de possibilidades e estímulos. Esses três primeiros anos ajudarão a definir uma parte relevante das habilidades motoras trabalhadas por meio de brincadeiras e movimentos que, mais tarde, se tornarão essenciais para as práticas esportivas.
Quem não se lembra da primeira vez que andou de bicicleta? Ou quando aprendeu a nadar? Muito mais que memórias afetivas, esses incentivos ajudam os pequenos a se transformarem por meio do esporte, trazendo avanço psicomotor, senso de comunidade e colaboração, além de proporcionar autoconfiança.
Contudo, com as telas fazendo cada vez mais parte do dia a dia da sociedade, brincadeiras que estimulam o movimento do corpo estão se perdendo entre as gerações mais novas. O jogar futebol com os amiguinhos tem sido substituído pelo isolamento, com muitos deles passando horas assistindo vídeos, navegando nas redes sociais ou em jogos individuais. E isso tem trazido consequências. De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, 80% dos jovens entre 11 e 17 anos não estão realizando atividades físicas o suficiente. O resultado? Cada vez mais, crianças e adolescentes estão se tornando sedentários, o que pode acarretar uma série de complicações sociais e físicas.
Por isso, é de suma importância que pais, responsáveis e professores incentivem cada vez mais a prática de atividades que façam esses jovens, literalmente, se mexerem! É nesse momento que o brincar entra como um grande aliado nessa missão. Relembrar os velhos tempos pulando amarelinha, por exemplo, pode auxiliar no equilíbrio das crianças. Já o pega-pega, pode ser uma maneira divertida de fazê-las correr. E o clássico “morto-vivo”, então? Uma ótima pedida para estimular os reflexos!
Práticas esportivas contínuas também são importantes, independente da faixa etária. Converse com as crianças e apresente diferentes opções, veja o que desperta o interesse deles e não hesite em colocá-los em aulas experimentais. Há uma vasta gama de possibilidades e, com certeza, eles encontrarão um esporte para chamarem de seu.
Marcas e empresas também podem ser grandes apoiadores dessa causa. Em NESCAU®, por exemplo, o mote “Aqui todo mundo joga”, representa o poder transformador do esporte, com espaço para todos, ao proporcionar momentos que melhoram a socialização com atividades realizadas em grupo, além de estimular a inclusão social, fortalecendo laços e vínculos.
As atividades físicas, incluindo esportes e brincadeiras, são importantes para todas as crianças e adolescentes, com deficiência ou não, uma vez que aumentam a força muscular, ajudam na coordenação motora, equilíbrio, e são capazes de trazer verdadeiras transformações na vida de quem as pratica. Desde 2015, a Liga Esportiva NESCAU® busca incentivar as mais diversas práticas e é muito mais que uma mera competição, é um momento de diversão, trocas e aprendizados para seus participantes. Para além das modalidades “comuns” e conhecidas do esporte – como futebol, vôlei e natação –, o evento também traz uma série de oficinas e desafios com diferentes práticas esportivas, para que esses jovens possam estar em contato com esportes que, talvez, sequer tenham conhecimento, como malabares, slackline, curling e muitos outros!
Fato é que o esporte traz inúmeros benefícios para todas as faixas etárias, mas tem se perdido ao longo do tempo. Por isso, é papel de todos seguir estimulando o movimento do corpo, em prol da mente e da sociedade.
*Tatyane Ernesto é diretora de marketing de NESCAU®
A corrida imita a vida (e vice versa)
Projeto social de estudantes busca a democratização do esporte por meio de atividades para crianças em situação de acolhimento
Inclusão e novas descobertas marcam o maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil
Dia Mundial da Atividade Física: exercícios devem ser praticados por pessoas de todas as idades
Clínica Arte Psico é a primeira do ABCDM a oferecer clínica exclusiva para adolescentes com foco no trabalho e esporte