Festival gratuito em São Paulo promoverá debate sobre a democratização da cultura por meio da inclusão social e diversas atividades abertas ao público
Redação Publicado em 19/09/2025, às 11h00
O Largo do Paissandu será palco de um movimento pela democratização da cultura e pela inclusão. Em sua terceira edição, o festival FestPraRua reforça o conceito de ocupar o espaço público como um ato de transformação coletiva, reunindo atividades gratuitas para o público em geral, como música, lazer, oficinas, atividades culturais e serviços sociais em um dia de acesso gratuito para todos.
O FestPraRua é parte do trabalho desenvolvido pelo Instituto Human e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reforçando o seu compromisso com a cultura e o impacto social. Criado em 2023, nasceu com o propósito de levar cultura e serviços a quem historicamente foi privado desse direito.
O festival estima receber cerca de 3 mil pessoas em um único dia, entre visitantes em geral, voluntários, entusiastas da causa social e pessoas em situação de vulnerabilidade, como refugiados e migrantes, comunidades carentes, população em situação de rua e população LGBTQIAPN+.
A edição deste ano contará com uma programação ainda mais ampla e interativa, combinando arte, cultura e assistência social. O projeto reunirá artistas independentes e diversos parceiros em uma agenda repleta de musicais, shows, performances ao vivo, oficinas manuais, como artesanato, customização e técnicas criativas, além de intervenções artísticas no Centro Cultural Olido e distribuições de brindes.
A música será o grande destaque do evento. Entre as atrações confirmadas está a Banda do GAS, criada pelo Instituto GAS, que oferece apoio a pessoas em situação de rua, seus animais e famílias em comunidades em extrema vulnerabilidade social. Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo sobe ao palco trazendo energia, cultura e conexão em um espetáculo gratuito e aberto ao público. A programação também inclui uma exposição fotográfica sobre inclusão e cultura paulista, e ações de divulgação de Políticas Públicas.
“A partir de dados do IBGE e da OMS, sabemos que pessoas em situação de vulnerabilidade ainda enfrentam grandes barreiras de acesso à cultura, embora justamente essa participação seja fundamental para reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, fortalecer comunidades e ampliar oportunidades de desenvolvimento social. Por isso, o FestPraRua vem com esse propósito, pois ao criar oportunidades reais de acesso à cultura e ao trabalho, é possível impulsionar a recuperação da autoestima e abrir caminhos para que essas pessoas retomem seus projetos de vida com dignidade”, afirma Patricia Rizzardo, Psicóloga e Diretora de Operações do Instituto Human.
Em paralelo ao festival acontece o Human Day, também projeto do Instituto, criado em 2017 com foco em pessoas em situação de rua que recebem atendimento em serviços essenciais, aproximação com políticas públicas e um dia de acolhimento e dignidade.
Para tornar esse movimento possível, o festival contará com o apoio de 400 voluntários, que serão fundamentais na produção, recepção do público e apoio às atividades. O Instituto Human criou o setor “Cuidado do Voluntário”, garantindo acolhimento, escuta e suporte em todas as etapas da experiência no atendimento às pessoas em vulnerabilidade.
A entidade está recrutando candidatos para fazerem parte desse movimento, cadastrando-se por meio deste link.
O FestPraRua é gratuito e aberto a qualquer pessoa entusiasta da causa social, cultura e diversidade. Empresas podem apoiar por meio da Lei Rouanet, fortalecendo a missão de democratizar a cultura em São Paulo. A organização está agregando as marcas e instituições que desejam participar como apoiadoras da edição de 2025, incluindo a gestão de voluntariado corporativo. Entre as empresas parceiras e patrocinadoras já confirmadas está a TransUnion, que pelo segundo ano consecutivo está como patrocinador Master.
SERVIÇO
FestPraRua 2025 (3ª edição)
Data: 26 de outubro de 2025
Horário: das 10h às 16h
Local: Largo do Paissandu, Centro de São Paulo
Público: visitantes em geral, voluntários, entusiastas da causa social, pessoas em situação de vulnerabilidade social (refugiados, migrantes, comunidades carentes, população em situação de rua e população LGBTQIAPN+)
Inscrição para participar do Festival: CLIQUE AQUI
Inscrição para ser Voluntário: CLIQUE AQUI
Para mais informações: @festpraruabr
*Entrada gratuita
Organização social atua com oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes na região de Pirituba
Celebração do Dia Nacional do Surdo: dois livros que promovem inclusão e respeito à diversidade nas escolas
ONG Mães Pela Diversidade distribui cartilha com conselhos para mães e pais de pessoas LGBTQIA+
Dia Internacional da Síndrome de Down: conquistas e desafios na jornada da inclusão
Somos a família brasileira!