Dia das Mães: o que fazer e o que não fazer na hora de comprar o presente

Comprar online é uma boa opção para as datas comemorativa, mas requer planejamento antecipado para evitar frustrações

Redação Publicado em 11/05/2023, às 06h00

Esse ano o Dia das Mães será celebrado em 14 de maio - Foto: Canva

O Dia das Mães é uma data muito especial e merece ser comemorada de uma forma única e inesquecível. Geralmente celebrado no segundo domingo de maio, é o dia do ano dedicado para homenagear e agradecer às mães por todo o cuidado e amor que dedicam aos seus filhos.

Quando falamos em datas comemorativas, é comum que surjam dúvidas na hora de ir em busca do “mimo” ideal, e a melhor forma de pesquisar e adquirir os itens desejados, em datas concorridas como essa, é através do varejo online. De acordo com pesquisa recente do Índice Cielo de Varejo Ampliado, as compras no ano passado tiveram um aumento de 18,1% em comparação com 2021.

No entanto, para que não haja frustrações na hora de adquirir os produtos, é importante que o consumidor esteja atento a alguns pontos-chave, para que a experiência de compra seja positiva. Pensando nisso, Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, listou algumas dicas práticas:

 

1) Planeje suas compras

Parece óbvio, mas muita gente acaba deixando pra decidir o que irá comprar na última hora, o que prejudica - e muito - a experiência de compra e pode acarretar prejuízos. “Quem não se planeja não tem tempo de pesquisar preços, por isso pode acabar pagando mais caro, ou até mesmo se deparando com o produto desejado fora de estoque”, alerta o especialista.  

Outra desvantagem da falta de planejamento é o risco de comprar por impulso. “O consumidor acaba adquirindo algo que não deseja de fato, simplesmente porque precisa presentear alguém e não tem mais tempo para comprar com calma. Antecipar-se também evita casos de problemas logísticos devido à alta demanda de datas comemorativas. Sendo assim, prefira comprar, ou ao menos se organizar, com antecedência”, recomenda.  

 

2) Trocas e devoluções

Antes de fechar o pedido, verifique com cuidado as políticas de troca e devolução, para o caso de o presente não dar certo. “A maioria das lojas online oferecem frete reverso para trocas, modalidade em que o comprador precisa apenas levar o pacote aos Correios, com os custos de envio cobertos pelo varejista e o código de defesa do consumidor garante 7 dias para devolução nas compras não presenciais”, afirma Garcia. 

No entanto, é sempre importante se certificar das políticas e prazos para troca e devolução, para evitar problemas futuros nesse sentido”, recomenda o executivo.  

 

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3) Sites duvidosos

Outro cuidado importante, que é sempre válido destacar, é verificar se o site em questão é confiável, e se costuma honrar os prazos estimados de entrega. “Quem já está acostumado a comprar pela internet geralmente já sabe identificar um site duvidoso, mas para quem não tem tanta prática, é mais difícil”, afirma Garcia.  

Uma forma fácil de checar a confiabilidade de uma loja virtual é o selo Ebit, que nada mais é que uma certificação que classifica a qualidade das lojas virtuais brasileiras, a partir da opinião dos seus consumidores. “É preciso evitar grandes descontos para pagamentos por boleto ou pix, principalmente em sites desconhecidos. Isso porque a compra, quando feita por cartão, permite contestar o pagamento caso o cliente não receba o produto”, explica.  

Outra dica válida é optar por comprar via marketplaces, que concentram diversas lojas e oferecem o serviço de entrega, em vez de diretamente nos sites de vendas. “Isso porque a bandeira por trás da transação dá garantias maiores ao consumidor”, esclarece Garcia.  

 

4) Forma de pagamento

Ficar atento às formas de pagamento oferecidas pela loja virtual também é fundamental. “Muita gente não presta atenção nisso, o que pode gerar problemas na hora de finalizar a compra. De nada adianta passar um longo período de tempo escolhendo um produto para, na última etapa, verificar que o site em questão não oferece a forma de pagamento desejada. Porém vale ressaltar que muitos e-commerces possuem programas de fidelidades, como o cashback”, comenta o especialista.  

Para evitar perda de tempo e enfrentar reveses, é sempre recomendado checar essa informação logo que se entra no site. “Dessa forma, o consumidor poderá procurar outra loja virtual que ofereça as condições que ele deseja”, recomenda ele.  

 

5) Falsos descontos

Além de visitar diferentes sites com antecedência, para comprar preços, também é recomendado acompanhar os valores dos produtos de interesse em cada site.  

“Essa é uma dica que ajuda a fugir da velha ‘promoção’ ‘tudo pela metade do dobro’, pois o comércio possui uma trava de segurança dos preços, que só é alterada depois de certo tempo. Preste atenção se o valor não era mais baixo e foi aumentado pouco antes da data, para depois voltar ao valor normal, que passou a ser anunciado como ‘desconto’, que na verdade não existe”, finaliza o especialista.

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