Práticas pedagógicas e questões socioemocionais são os temas mais urgentes para os professores em 2023, aponta pesquisa

Levantamento feito pela FTD Educação com professores de todo país apresenta os assuntos mais relevantes para a 5ª edição online da Jornada Pedagógica

Redação Publicado em 25/01/2023, às 06h00

A Jornada Pedagógica ocorrerá nessa quinta-feira, 26, a partir das 9h30 -

Metodologias ativas e inovadoras para aprender, relações socioemocionais, cultura inclusiva, recomposição da aprendizagem e o uso das novas tecnologias digitais serão os maiores desafios para docentes, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais em 2023. É o que aponta pesquisa desenvolvida pela FTD Educação, uma das maiores empresas de soluções educacionais do país.

O levantamento feito com centenas de educadores parceiros da empresa em todo Brasil, para indicar quais os três assuntos mais urgentes deveriam estar na pauta de formação da 5ª edição digital da Jornada Pedagógica, traz o seguinte resultado: para 89,5% dos entrevistados o tema mais relevante para 2023 são as “Práticas pedagógicas”.

Em seguida, com 77,3% e 75,5% das indicações, vêm os temas “Socioemocional com foco nos professores” e “Socioemocional com foco nos estudantes”, respectivamente. Com 64,7% das indicações, o assunto “Inclusão” aparece na quarta posição. Já o tópico “Tecnologia e Inovação” está em quinto lugar, com 59,4% das menções.

A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro de 2022 e ouviu 335 respondentes, entre diretores (33,7%), coordenadores (51,3%), professores (10,1%) e outros profissionais da educação (4,8%). A ferramenta de escuta acessou todas as regiões do território nacional, sendo Norte (9,6%), Nordeste (24,8%), Centro-Oeste (11,3%), Sudeste (32,5%) e Sul (21,8%).

 

Os assuntos mais pedidos

Aos participantes da pesquisa foi solicitado que apontassem três assuntos para serem abordados em um evento de formação. O tema das “Práticas pedagógicas” - e suas subdivisões - foi o mais pedido. Nesse contexto, o aspecto mais citado pelos participantes foi o dos métodos a serem aplicados em sala de aula, na prática. Outros pontos ligados às práticas pedagógicas, como inovação, formação docente, metodologias ativas, atividades lúdicas, dinâmicas e gamificação, também apareceram no levantamento.

Nos temas ligados às questões socioemocionais, há uma divisão bem clara em dois grandes grupos do mesmo segmento: um para as demandas dos professores e outro para as dos estudantes. Nesse quesito a prioridade é a questão da saúde emocional, seguida por tópicos como motivação, apoio, competências socioemocionais e autoconhecimento, para docentes; e inteligência emocional, relações interpessoais, família e trabalho em grupo, para os alunos.

A temática da inclusão também teve participação considerável entre as respostas enviadas. Dentre as solicitações estão a adequação, tanto de currículo quanto de estrutura escolar; capacitação docente e integração entre os alunos.

No âmbito da tecnologia e inovação, o quinto tema mais citado, o maior interesse está nas novidades e nas metodologias mais modernas, com 28,3%. Também foram mencionados aspectos como ensino híbrido, metaverso, robótica e cultura maker.

 

Veja também 

 

 

 

Jornada Pedagógica 2023

Após a escuta dos parceiros na pesquisa, e a indicação das maiores necessidades e preocupações dos docentes, a Jornada Pedagógica 2023 da FTD Educação foi definida para o dia 26 de janeiro, a partir das 09h, com o tema central “Protagonismo docente: cuidando de si para promover relações socioemocionais no ambiente escolar”. 

Com transmissão online e participação gratuita, o evento terá a presença de especialistas nos temas escolhidos, como o psicoterapeuta e escritor Leo Fraiman e o diretor de educação da Zoom Inc, Emilio Munaro, que participarão do painel de abertura para falar de relações socioemocionais de qualidade no ambiente escolar, com mediação da diretora adjunta educacional da FTD Educação, Cintia Lapa.

Executivo especializado em educação, Emilio Munaro é escritor, educador e professor de inglês, certificado pela Universidade da Pennsylvania. Tem graduação em Tecnologia da Informação pela Universidade Mackenzie e MBA Internacional pela Rotman Business School, Universidade de Toronto, no Canadá. Durante os últimos 25 anos, foi executivo de empresas multinacionais americanas, entre elas IBM e McAfee, além de diretor de Educação da Microsoft no Brasil e vice-presidente do Instituto Ayrton Senna.

Leo Fraiman é psicoterapeuta, palestrante internacional, escritor e autor de mais de 20 livros entre os quais se destaca a Metodologia OPEE (Projeto de Vida e Atitude Empreendedora), presente em mais de 1.500 escolas pelo Brasil.

“A pesquisa pré-evento nos indicou os temas mais relevantes e atuais para os educadores e nos apontou a necessidade de dialogar sobre as relações socioemocionais, tendo o docente no centro, com o enfoque ‘cuidando de si para cuidar do outro’ e ‘cuidando de si por meio do outro’”, comenta Cintia Lapa, diretora adjunta educacional da FTD Educação.

A expectativa é beneficiar mais de 10 mil profissionais de educação de todo país, que receberão certificado de participação. Após o evento, o docente responderá a uma pesquisa de satisfação e em seguida fará o download da revista Mundo Escolar, que ampliará a reflexão dos assuntos abordados na jornada. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link https://bit.ly/JornadaPedagogica2023

Outros temas importantes também serão abordados durante o evento, em workshops simultâneos proferidos por especialistas, como: “Diálogos e práticas para uma cultura escolar inclusiva”; “Gamificação e storytelling para além do conteúdo”; “Inovação e tendências em educação”; e “Recomposição da aprendizagem”.

 

Diante dos desafios pós-pandemia há de se falar de recomposição de aprendizagem; de práticas pedagógicas mediadas por tecnologia digital; de diversificação de estratégias metodológicas; de inclusão e acessibilidade. As temáticas escolhidas para os workshops serão os momentos em que os professores poderão trocar saberes e fazeres oriundos da relação com a própria docência”, destaca Cintia Lapa.

 

Serviço:

Jornada Pedagógica 2023 – Formação para educadores conectados com o contemporâneo

Data: 26 de janeiro, das 09h às 12h30 (horário de Brasília), com transmissão online.

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/JornadaPedagogica2023

 

Sobre a FTD Educação 

Há 120 anos, a FTD Educação tem como missão transformar o futuro por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa inovadora, parceira, flexível e humana, é movida pelo slogan “Conectamos Histórias. Construímos Futuros”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais (com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros); novas tecnologias (ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula); obras e serviços que envolvem a família na busca por uma educação completa.  

 

inclusão saúde mental educadores socioemocional Jornada Pedagógica

Leia mais

Metaverso: nossa saúde mental está preparada para evoluções nas tecnologias?


Casos de depressão na infância e adolescência aumentaram, o que fazer?


Saúde mental das mães e dos filhos: menos muros, mais janelas


Cuidar da sua saúde mental é um exercício diário


Felicidade em meio a este mundo de stress e ansiedade