"O sul é para lá!": educadora lança livro infantil sobre como mudanças climáticas afetam aves

Livro infantil estimula a imaginação e propõe reflexão sobre tema ambiental; lançamento será nos dias 24 e 27 de julho em Belo Horizonte e São Paulo

Redação Publicado em 22/07/2024, às 11h00 - Atualizado às 11h05

Livro "O sul é para lá!" fala de mudanças climáticas de forma educativa - Arquivo: Mariana Muzzi

“Pouco antes do entardecer, eles apareceram de novo. Mas, para a surpresa do garoto, os pássaros continuavam misturados e bagunçados, sem rumo”. Escrito pela mãe e educadora Marianna Muzzi, o livro "O sul é para lá!" conta a história de Joca, um menino observador, criativo e determinado que, incomodado com o voo desordenado de um bando de aves migratórias, inventa uma engenhoca para ajudá-las a encontrar o caminho para o sul.

A obra infantil será lançada no dia 24 de julho, às 18h, na Livraria Leitura do Pátio Savassi (Belo Horizonte – MG) e no dia 27 de julho, às 16h, na Livraria da Travessa do Shopping VillaLobos (São Paulo – SP). Além disso, o livro está disponível na Amazon no formato físico e também para Kindle.

A história de Joca surgiu a partir de uma matéria de jornal. Há alguns meses, o marido de Marianna — que trabalha com risco socioambiental e climático — encaminhou para ela uma notícia sobre biólogos espanhóis que, devido às mudanças do clima, estavam tendo que ensinar aves migratórias a voar para as áreas de reprodução.

Veja também

Leitora apaixonada na infância e professora de formação, a educadora achou que a reportagem seria um bom gancho para falar com o público infantil sobre esse tema tão urgente e que afeta todas as espécies.

“Acredito que as histórias estimulam a imaginação e o pensamento crítico das crianças. Elas podem ser usadas para introduzir e contextualizar novos conceitos em diversas áreas do conhecimento”, afirmou Marianna.

Assim, morando há quatro anos na Espanha com a família e longe das salas de aula, a educadora tomou coragem e decidiu colocar no papel as narrativas que há muitos anos habitavam em seu imaginário, como a de Joca.

O nome do protagonista, inclusive, não é por acaso. Joca é o nome do filho da escritora e, segundo ela, não haveria livro sem o menino. Desde o nascimento da criança, ela e o marido incentivaram a presença da leitura e das histórias em sua educação, o que contribuiu para construção de sua identidade, semelhante à do personagem.

Assim como o Joca do livro, a autora revelou que o Joca “real” é muito curioso, se preocupa com o que o rodeia e é extremamente criativo: “Ele está sempre buscando soluções para os problemas e inventando as coisas mais inusitadas e geniais que se possa imaginar”, conta.

O fato de que as ideias e inspirações nasceram de personagens e lugares da vida real está presente até nos desenhos do livro, segundo o ilustrador Tiago Giora. “A primeira ideia para as ilustrações era comunicar a história. Usei lápis aquarelado que permite uma boa graduação tonal, que ajuda a dar profundidade, esticando a vista até o horizonte longe, até o sul talvez”, afirmou ele.

Para Mariana Muzzi, através da combinação da história com ilustrações cativantes,  "O sul é para lá!" encantará as crianças com a aventura de Joca e também servirá como um importante veículo educativo sobre questões ambientais atuais. 

"Os livros oferecem benefícios que vão além do entretenimento, impactando profundamente o desenvolvimento acadêmico, social e emocional das crianças", concluiu. 

 

Serviço:

Belo Horizonte - MG

São Paulo - SP

Preço:

Ficha técnica:

Crianças livro educação mudanças climáticas leitura aves migratórias sul

Leia mais

Cyberbullying: como escolas podem lidar com o desafio digital


Trabalho e maternidade: acolhimento das colaboradoras que têm filhos


Maternidade e carreira: a busca pelo equilíbrio


Férias em família: psicóloga destaca a importância de estar presente e limitar o uso de telas


Como a educação dos pais molda os relacionamentos futuros