O processo seletivo termina dia 6 de novembro e as vagas são limitadas. O projeto é de Londrina
Redação Publicado em 31/10/2022, às 06h00
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo, com 106 vagas disponíveis, da segunda turma do Projeto Letramento Digital - Etapa CLATP (Cursos Livres de Aplicação Técnica e Profissionalizante), uma capacitação gratuita, destinada aos Professores da rede pública, Estudantes de Ensino Médio, Técnico ou Superior e Profissionais de TIC, que residem, estudam ou trabalham na cidade de Londrina - PR.
A capacitação tem uma carga horária mínima de 173 horas, sendo possível, àqueles que tenham interesse também, a realização de disciplinas opcionais, com até 67 horas. As aulas serão majoritariamente online (ao vivo), com três encontros presenciais, além de atividades assíncronas, onde serão abordados temas como: Criatividade e Inovação, Pensamento Computacional, Fundamentos de Programação, Estratégias Pedagógicas e Robótica e Prototipagem.
Para percorrer a trilha, os alunos iniciarão com o módulo Essencial, obrigatório a todos os selecionados, tendo por objetivo capacitá-los a promover a multiplicação do conhecimento aos alunos do Ensino Fundamental I, com o intuito de atuarem como agentes multiplicadores do conhecimento.
A consolidação do seu aprendizado e disseminação se dará juntamente com a equipe da Facti na segunda etapa, denominada SQED - Soluções em Qualificação e Especialização Digital, direcionada à capacitação de até 2000 estudantes do Ensino Fundamental I (4o e 5o ano) das Escolas Municipais públicas de Londrina, proporcionando aos jovens a oportunidade de se desenvolver por meio de uma metodologia inspiradora e tecnológica, que os ajudará a continuarem seguindo pelas carreiras de TIC no futuro. Mais informações a respeito serão divulgadas oportunamente.
Após a conclusão do módulo Essencial, o aluno seguirá com a capacitação de acordo com o seu perfil: módulo Educação 4.0, direcionado à qualificação dos Professores ou Indústria 4.0, direcionado aos alunos de Ensino Médio, Técnico ou Superior e Profissionais de TIC, ambos previstos para o início de 2023.
Ao final da trilha completa, o aluno receberá um certificado mediante o cumprimento dos requisitos estabelecidos, discriminando os cursos nos quais participou (obrigatórios ou opcionais) e registrando a sua capacitação como Educador 4.0 ou Profissional 4.0.
O Projeto “Letramento Digital” tem como propósito realizar gratuitamente a capacitação profissional por meio do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais nos temas mais demandados pelo mercado atual e de tendências tecnológicas para o futuro, indo ao encontro das expectativas da “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 2016-2022”.
É executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, uma área da Companhia com negócios dedicados à educação. A realização do projeto se dará no âmbito do Programa MCTI Futuro e com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela Softex.
Os resultados saem dia 4 de novembro.
A Facti é uma fundação de direito privado criada em 1998 e sediada em Campinas - SP. A sua atuação é pautada na missão organizacional de prover Tecnologia com Credibilidade através do desenvolvimento de soluções tecnológicas e capacitação em TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação, entregando de maneira personalizada a melhor experiência deste conceito para os seus clientes, parceiros e alunos.
Sobre o MCTI Futuro.
O programa "MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro", uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, tem como foco apoiar ações que objetivem ampliar o contingente de profissionais para atuar em ecossistemas digitais, em projetos de transformação digital e de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), e que, adicionalmente, contribuam para qualificar ou atrair talentos para empreender no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
A Positivo Tecnologia é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve, fabrica e comercializa computadores, celulares, tablets, dispositivos para casas e escritórios inteligentes, servidores e soluções para infraestrutura de TI, além de acessórios, terminais móveis de pagamento e tecnologias educacionais. Também oferece serviços integrados em locação de equipamentos de informática e mobilidade, mídia programática e assistência técnica.
O conjunto de produtos e serviços é voltado para consumidores finais, empresas, escolas e instituições públicas. A Companhia foi fundada em 1989, possui sede administrativa em Curitiba (PR), cinco fábricas no Brasil, além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. O portfólio de marcas e negócios é composto por Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo Servers & Solutions, Positivo Tech Services, Positivo As a Service, VAIO, Compaq, Anker, Infinix, 2A.M e Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação.
Combate ao bullying deve ser um compromisso educacional
Como avaliar a qualidade dos cuidados nas Escolas de Educação Infantil
Como lidar com os desafios da Educação formal para as gerações Z e Alpha
Educacional destaca a importância da cultura Data Driven dentro das instituições de ensino
Famílias Francesas são exemplos de boa educação?