Descubra como a inteligência artificial pode otimizar a produção da redação e auxiliar estudantes na preparação para vestibulares
Julia Ferreira* Publicado em 26/02/2025, às 06h00
A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma boa ferramenta para obter dados e informações de maneira rápida. E no âmbito da educação não é diferente. Uma das vantagens para os estudantes que vão produzir redações em fase de vestibular é que essa tecnologia pode oferecer um planejamento de gêneros e temáticas para praticarem durante o ano de preparação.
O estudante também pode utilizar a ferramenta para descobrir formas de reescrever um parágrafo ou como aprimorar os textos desenvolvidos. Para que isso ocorra de maneira eficaz, o aluno deve perguntar à IA de que forma é possível melhoraros trechos, solicitando uma justificativa da resposta que será fornecida. Dessa forma, recomenda-se elaborar comandosespecíficos, que indiquem exatamente o que é desejado para aInteligência.
Neste sentido, os professores podem mostrar ao aluno a importância de indicar comandos à ferramenta com base em conhecimentos consolidados e aprofundados, para tentar explorar diversas formas de redigi-lo.
Um ponto importante para reforçar é que o estudante deveconfirmar as informações oferecidas pela inteligência artificial, pois ainda é passível de erro. É possível encontrar erros em relação a explicações gramaticais, por exemplo. No entanto, para quesitos como criatividade, reformulação de uma ideia ou, até mesmo, como ferramenta para ampliar os caminhos para possíveis temáticas e formas de argumentar, ela pode ser uma boa aliada, mas, claro, se o aluno tornar disso uma prática pontual, já que a ferramenta não estará disponível no momento da prova.
Além disso, um bom estudo para a redação consiste também nas relações feitas pelo aluno entre obras e fatos quando está realizando a prova. Por isso, entender e pesquisar novos repertórios pode não só ajudar a desenvolver um olhar mais crítico e autoral da escrita, mas também a constituir argumentos mais sólidos para diversas temáticas.
Uma outra característica cobrada com frequência novestibular é a originalidade dos repertórios. Nesse quesito, é importante ressaltar que a IA pode ajudar, a depender do tema que está sendo trabalhado. O aluno pode solicitar dicas de repertórios, como livros, filmes, músicas e artigos que estão relacionados à temática e, assim, praticar a redação com diferentes fontes.
Ainda assim, é necessário frisar que a IA não substitui livros,os conhecimentos dos professores e as demais pesquisas que podem ser feitas em sites ou ferramentas como o Google.
Ademais, os professores podem mostrar aos alunos que é possível aumentar a gama de repertórios – que devem sempre ser confirmados que de fato se conectam à temática que está sendo trabalhada – bem como buscar e refletir sobre argumentos diversos. Assim, o aluno pode ampliar o senso crítico para com as diversas problemáticas que podem ser abordadas na avaliação de redação.
*Julia Ferreira é lingista da plataforma Redação Nota 1000.
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