Estudos apontam que a utilização das brincadeiras lúdicas em sala de aula oferece benefícios que vão muito além da diversão e descontração
Redação* Publicado em 10/10/2023, às 06h00
Estudos apontam que a utilização das brincadeiras lúdicas em sala de aula oferece benefícios que vão muito além da diversão e descontração. O ato de brincar possibilita à criança acessar uma fonte valiosa de aprendizagem, estabelecendo o conhecimento de si mesma e do outro. Colabora, ainda, para o processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento, além de estimular habilidades emocionais e a autoestima. A capacitação dos professores em modernas tecnologias pedagógicas é fundamental para que essa estratégia seja conduzida com êxito, alinhada ao conteúdo da grade curricular.
O projeto Trilha das Descobertas, implementado de forma gratuita em escolas da rede pública com apoio da iniciativa privada e da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, leva essa jornada formativa aos educadores, agregando ainda o fornecimento de material didático diferenciado. A ação é desenvolvida pela Evoluir - empresa que há mais de 20 anos gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e já beneficiou direta e indiretamente mais de 6 mil alunos e 240 educadores da rede de educação municipal em seis estados do Brasil: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo.
“Tendo como diretriz a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), o Trilha das Descobertas inclui uma capacitação dos educadores, com carga horária de 10 horas, e a doação de um acervo cultural desenhado especialmente para o projeto”, conta Cláudia Diogo Pereira, coordenadora da Evoluir. “São cinco caixas repletas de brinquedos, jogos, materiais de artes plásticas e livros da Editora Evoluir, cada uma com foco em um campo de experiência indicado pela Base Nacional Comum Curricular: Identidade e Subjetividade; Corpo e Cultura; Estética e Sentidos; Comunicação e Linguagens; e Formas e Ritmos”.
A coordenadora acrescenta que esse material habilita 40 projetos diferentes, em atividades que integram uma matriz de competências e habilidades especificadas no caderno digital entregue a cada educador, para inspirá-los na criação de novas propostas e projetos. “Além de consultar os conhecimentos e valores trabalhados, o professor pode conferir os possíveis cruzamentos com os conteúdos curriculares, fechando assim um ciclo pedagógico produtivo”.
Cláudia avalia que a experiência do projeto, iniciado em 2022, demonstra que a ludicidade em sala de aula, por meio do brincar, estimula a criatividade ao encorajar as crianças a explorarem, imaginarem e experimentarem. “As atividades com jogos e brincadeiras promovem o raciocínio lógico quando envolvem desafios, estimulam a tomada de decisão e a resolução de problemas, tudo de maneira divertida e envolvente”, diz.
Já os jogos de encaixe, segundo a coordenadora, ajudam a criança a reconhecer padrões e organizar as informações. “Da mesma forma, os jogos de construção e blocos de montar incentivam a compreensão espacial e a relação entre as partes e o todo. É assim que as crianças constroem habilidades cognitivas e competências sociais de forma integrada, criando uma base sólida para o aprendizado ao longo da vida e para uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor”, conclui Cláudia.
Novas iniciativas a partir do Trilha das Descobertas
A jornada formativa proporcionada pelo projeto para professores e outros profissionais dos segmentos pedagógico, cultural e social, inspira também novas ideias. É o que revela Cristiane Deboletta, motorista do “Buscarelli”, o ônibus do Instituto Baccarelli, localizado na cidade de São Paulo, que transporta as crianças para as atividades na entidade. Depois de participar da formação do Trilha das Descobertas em 2022, ela criou uma biblioteca no próprio veículo para a garotada aproveitar enquanto viaja.
“O trajeto ficou mais divertido e educativo. A curiosidade delas ao verem a caixa de livros foi incrível, e entendi o quanto valeu a pena fazermos essa capacitação, mesmo atuando como monitora”, recorda Cristiane. “Com ajuda da nossa equipe do serviço social, fizemos ainda capas para colocarmos atrás dos bancos, para a leitura ficar mais segura durante o deslocamento. Elas também facilitam na hora das crianças escolherem livros e mudá-los. Agradecemos a oportunidade de embarcar nessa trilha, e aprender muito mais sobre a educação e a importância do brincar na vida das nossas crianças”.
Sobre o Trilha das Descobertas
O Trilha das Descobertas é um projeto ludo pedagógico direcionado a crianças entre 4 e 6 anos, que contempla recursos para trabalhar os cinco campos de experiência da BNCC: Identidade e Subjetividade; Corpo e Cultura; Estética e Sentidos; Comunicação e Linguagens; e Formas e Ritmos. Cada campo é abordado por meio de oito atividades, com apoio de um acervo cultural apresentado em cinco caixas. Os materiais incluem jogos, artigos para desenho e pintura, fantoches e instrumentos musicais, entre outros, além de uma biblioteca com 75 livros infantis da Editora Evoluir e 15 de outras editoras. Para que os professores e agentes culturais atuem como facilitadores das atividades, desenvolvendo ainda novas possibilidades de pensar e atuar em sala de aula, todos recebem oficinas de capacitação, ampliando o conhecimento conceitual e aplicado sobre desenvolvimento cultural na infância.
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global. Saiba mais: www.evoluir.com.br
Por que brincar é essencial? Conheça os motivos para incluir essa prática na rotina das crianças
Entre o brinquedo e o teclado: como os pais podem estabelecer limites saudáveis para a tecnologia
Educação infantil: como o pensamento computacional atua no desenvolvimento de habilidades socioemocionais?
Férias escolares e a importância do brincar
Nas férias é tempo de brincar! Confira 5 dicas de atividades para a criançada