Brasil tem 35,5 milhões de crianças de até 12 anos, 98,7% alfabetizadas

De Criança Para Criança, plataforma inovadora de ensino híbrido, estimula interesse de crianças pelos diferentes aspectos das disciplinas escolares

Redação Publicado em 09/11/2022, às 06h00

Conheça o De Criança para Criança - Foto: Arquivo Pessoal

A população de crianças no Brasil, de até 12 anos, é estimada pelo IBGE em 35,5 milhões de pessoas, 17,1% da população, em levantamento de 2018. A tendência dessa população é de estabilidade até 2025, quando ainda serão 35 milhões, e de queda de 18,7% em 2050, quando a projeção do IBGE aponta que o País terá 28,5 milhões de pequenos. A alfabetização é estimada hoje em 98,7% da população infantil. O número é expressivo, mas o universo de 460 mil crianças fora dessa estatística merece atenção.

Com a tendência de envelhecimento da população, a educação precisa ser cada vez mais assertiva e inovadora para preparar as gerações produtivas do futuro. A startup De Criança Para Criança, plataforma inovadora de ensino híbrido, estimula o interesse dos estudantes pelos diferentes aspectos das disciplinas escolares com a metodologia Criando Juntos, um de seus principais programas.

Nessa metodologia, os alunos, sob mentoria do professor, criam histórias, desenham e narram essas histórias, baseadas nos conteúdos propostos pelas diferentes áreas do conhecimento. Entre as animações criadas nesse programa, disponíveis no canal no YouTube, https://www.youtube.com/user/decriancaparacrianca, várias tratam do universo infantil, na perspectiva dos pequenos.

Veja também

Qualquer tema ou assunto pode ser transformado em vídeo no Criando Juntos.  Depois de pronto o material, professor e alunos enviam o conteúdo (história, desenhos e narração) pelo celular, através da plataforma colaborativa desenvolvida pelo De Criança Para Criança, para que a equipe do programa produza desenhos animados.

Entre os desenhos produzidos sobre o tema estão “Ser Criança” (https://youtu.be/yD-hijK2fFA), que aborda os direitos fundamentais  de se desenvolver, ser feliz e não ter pressa em crescer; e “Mr. Big Eyes Saves Children's Day” (https://youtu.be/2XPScvpx2HU), todo produzido e narrado em inglês, que debate a felicidade e indica que não é necessário presente para um bom Dia das Crianças.

No programa, as crianças são estimuladas a desenvolver o aprendizado e valores sociais de forma lúdica, interativa e reflexiva. O conhecimento, os temas, as abordagens partem delas próprias, com apoio do professor, o que torna tudo mais rico e produtivo. É uma maneira inovadora de ensinar e aprender”, afirma o sócio da startup, Vitor Azambuja.

 

Da mesma forma, o Criando Juntos tem uma série de vídeos dedicados aos professores, todos produzidos pelos estudantes. “Dia dos Professores” (https://youtu.be/qRuRmHSq0z8) mostra a importância do docente da perspectiva dos alunos. “A Professora Rute” (https://youtu.be/iiJ70SrBhQI), relata a influência do professor para o desenvolvimento emocional das crianças; e “A Professora Amada” (https://youtu.be/JSHYZHx6L6o) é um reconhecimento do profissional de educação.

O material é uma valorosa constatação da representatividade do docente para os alunos, embora a profissão esteja um tanto combalida. Estudos do Ministério da Educação indicam que a população de professores está envelhecendo e os novos profissionais não dão conta de repor essa mão de obra, já que a maioria dos professores em exercício tem mais 50 anos, enquanto os professores com até 24 anos representam menos de um quinto desse grupo.

Há quem já fale em “apagão de professores”. O censo do ensino superior mostra redução de matrículas em licenciatura nos últimos anos e revela que os cursos tiveram o menor ingresso nas universidades em 2020, apenas 18%, seguidos pelos de tecnologia, com 26%, e os de bacharelado, com 55%. Em 2020, houve a queda de 24 mil aspirantes a professores em relação a 2019, aponta o levantamento.

Um dos principais motivos que desestimulam os estudantes a seguirem a carreira docente é o salário. Segundo estudos, a remuneração do professor é entre 30% e 40% menor do que outros profissionais com curso superior equivalente. Pesquisa divulgada em agosto deste ano pelo Instituto Todos Pela Educação revela que 46% dos alunos da rede pública de ensino médio no Brasil não têm todas as aulas por falta de professor.

Essa é uma reflexão importante para nossas crianças. Valorizar o professor é qualidade de ensino. No De Criança Para Criança, o professor é um instrumento de fundamental valor, referência de conhecimento e que ajuda os alunos a encontrarem o melhor caminho para seu protagonismo”, diz Azambuja.

 

Vídeos do Criando Juntos

Ser Criança - https://youtu.be/yD-hijK2fFA

Mr. Big Eyes saves Children's Day - https://youtu.be/2XPScvpx2HU (em inglês)

Dia dos Professores - https://youtu.be/qRuRmHSq0z8

A Professora Rute - https://youtu.be/iiJ70SrBhQI

A Professora Amada - https://youtu.be/JSHYZHx6L6o

 

Sobre o De Criança Para Criança

O programa De Criança Para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da Startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma metodologia chamada "Criando Juntos", os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que, enviadas através de uma plataforma colaborativa, serão transformados em desenhos animados feitos pelo De Criança Para Criança, expandindo os horizontes educacionais.

https://www.decriancaparacrianca.com.br/pt/

https://www.instagram.com/decriancaparacrianca/

https://www.youtube.com/user/decriancaparacrianca

https://www.facebook.com/DeCriancaParaCrianca/

 
 
 
 
 
educação alfabetização de criança para criança plataforma

Leia mais

Combate ao bullying deve ser um compromisso educacional


Como avaliar a qualidade dos cuidados nas Escolas de Educação Infantil


Como lidar com os desafios da Educação formal para as gerações Z e Alpha


Famílias Francesas são exemplos de boa educação?


Educação infantil: desafios para o melhor início