Ler junto: um caminho para fortalecer vínculos e valores familiares

Dicas de leitura para ler junto, de acordo com a idade. Por Dany Sakugawa, estrategista editorial e especialista em marketing para livros e escritores

Dany Sakugawa* Publicado em 22/12/2024, às 06h00

Ler junto incentiva a leitura -

Até 6 meses

Coisas da floresta

Capa Coisas da Floresta

 

Durante os primeiros meses de vida o bebê ainda está desenvolvendo sua visão. Por isso, a recomendação é que ele seja exposto a livros com alto contraste. O livro coisas da floresta traz imagens lindas e preparadas para essa fase do bebê.

A partir de 6 meses

Olavo Bilac - Poesias infantis

Capa Poesias Infantis

 

A poesia tem uma natureza ritmada, e essa sonoridade é um grande incentivo para o desenvolvimento da fala das crianças. Olavo Bilac, um dos maiores escritores brasileiros, nos presenteou com uma linda coleção de poemas infantis.

A partir de 1 ano

Quem soltou o Pum?

Capa quem Soltou o Pum?

 

O Pum é, com certeza, um dos personagens mais icônicos da literatura infantil brasileira. Ele é um cachorro que sempre escapa e acaba fazendo muito barulho, e que acaba gerando trocadilhos que fazem as crianças gargalharem. Este é o primeiro livro de uma coleção que sempre agrada os pequenos. De Blandina Franco.

A partir de 2 anos

Um dia muito mal-humorado

Capa um dia muito mal-humorado

 

O urso está passando por um dia difícil, e seu humor acaba se espalhando pela floresta. Este livro traz uma lição muito importante sobre como nós podemos impactar as pessoas ao nosso redor e sobre ver o lado bom da vida. É inclusive uma boa dica de presente, às vezes estou pensando nos pais mau-humorados também. De Alison Edgson.

A partir de 3 anos

Doçura

Capa do livro Doçura

 

Ganhador do Prêmio Jabuti de livro infantil em 2023, este livro conta uma história apenas através de imagens. Traçando um paralelo entre o desenvolvimento de uma árvore e a história de 3 gerações de mulheres, o livro convida o leitor a uma jornada de imaginação e criatividade. De Emilia Nuñez e Anna Cunha.

 

Veja também

A partir de 6 anos

De carta em carta

Capa livro de carta em carta

 

Ana Maria Machado nos conta uma linda história sobre amor e empatia. Um menino esperto e seu avô trabalhador brigam e decidem parar de se falar. Um escrevedor de cartas entra como interlocutor nesse relacionamento e com muita sensibilidade e astúcia, os ajuda a se entenderem.

A partir de 9 anos

Contos orientais

Capa do livro contos orientais

 

Humberto de Campos, um grande escritor brasileiro, reconta histórias recheadas de lições e reflexões. Uma ótima leitura em família que explora diferentes culturas e tradições. Incentiva também a construção do pensamento crítico nessa fase em que as crianças estão começando a enfrentar novos desafios do crescimento.

A partir de 12 anos

Histórias de Alexandre, de Graciliano Ramos

Capa do livro histórias de Alexandre

 

Um dos maiores escritores do nosso país nos deixou de presente um lindo livro juvenil sobre o folclore brasileiro. Alexandre é um sertanejo muito astuto e carismático que nos conta grandes aventuras.

A partir de 15 anos

A Revolução dos bichos

Capa do livro a revolução dos bichos

 

Este é um clássico que fala sobre corrupção e que mostra o que acontece quando poucos detém muito poder. Mas o escritor faz isso de uma forma inusitada: os animais de uma fazenda se rebelam contra o sistema vigente. Uma leitura que pode ser feita em família e que pode gerar muitas reflexões. De George Orwell.

 

*Dany Sakugawa é estrategista editorial e especialista em marketing para livros e escritores. Atuou como executiva por mais de 10 anos no mercado editorial e atualmente lidera o Método The Book Business. Ao longo de sua carreira, foram mais de 500 autores lançados, mais de 10 milhões de exemplares vendidos e centenas de best-sellers nas listas dos Livros Mais Vendidos. É formada em Comunicação pela Cásper Líbero, pós-graduada pela PUC e com MBA Executivo pelo Insper.

leitura literatura infantil ler junto

Leia mais

Ler para bem viver e envelhecer


A leitura entre pré-adolescentes: estratégias e dicas para motivar a leitura


A importância do descanso digital pela leitura


Projeto estimula a leitura em comunidades indígenas na Amazônia


Será que meu filho tem dislexia ou preguiça de ler?