Dicas de atividades para as crianças nas férias

As crianças estão de férias e com criatividade é possível oferecer a elas muitas atividades, entretenimento e diversão

Marianna Muzzi* Publicado em 06/07/2024, às 06h00

As crianças precisam aproveitar as férias -

Finalmente, as tão esperadas férias escolares chegaram! Eba! Depois de tantos dias de escola e deveres de casa, é hora de relaxar, se divertir e aproveitar o tempo livre. E o que pode ser melhor do que começar as férias com alguns jogos simples e superdivertidos?

Se você está em casa, na praia ou na montanha, com amigos ou com a família, tenho algumas ideias de jogos que vão garantir momentos de muita diversão. Estes são jogos que fui colecionando ao longo dos anos para jogar com meus alunos e em família. Além de garantirem a diversão da turma, os jogos ajudam a desenvolver uma série de habilidades: exigem que a criança pense criticamente e resolva problemas, promovem interação verbal, melhorando habilidades de comunicação, e ensinam paciência e controle das emoções. Enfim, os jogos são uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento infantil.

 

Veja também

 

Vamos explorar algumas opções juntos? Vem comigo!

Acho que você deve se lembrar dos tradicionais “jogos de papel”: STOP, jogo da forca, jogo da velha, “jogo dos pontinhos”... Os jogos que eu proponho aqui para vocês vão na mesma linha, mas fogem um pouco desses mais tradicionais. São jogos supersimples e você só vai precisar de papel, canetas e (às vezes) dados. Se você não tiver dados aí como você, pode baixar um aplicativo de dados no seu celular. Há várias opções gratuitas.

 

Tetrix de papel

Material: 1 folha quadriculada, 2 canetinhas de cores diferentes e 2 dados

Modo de jogar: divida a folha quadriculada em dois retângulos iguais, formando dois tabuleiros. Cada jogador usa um retângulo como seu tabuleiro. O primeiro jogar lança os dados. Por exemplo, se tirar 2 e 3, deve desenhar na base do seu tabuleiro uma forma retangular com 2 quadrados de largura e 3 de altura (ou 3 de largura e 2 de altura). A primeira figura deve estar sempre apoiada na base do tabuleiro. Então o segundo jogador repete o procedimento. Lança os dados e desenha a figura. Por exemplo, se tirar 4 e 5, deve desenhar uma figura com 4 quadrados de largura e 5 de altura (ou 5 de largura e 4 de altura).

Material para tetrix

 

Os jogadores se revezam, lançando os dados e desenhando as formas resultantes em seus tabuleiros, sempre alinhando a nova forma na base ou sobre as formas previamente desenhadas.

O jogo continua até que um dos jogadores não consiga desenhar a nova forma sem ultrapassar a linha de fundo do seu tabuleiro. Esse jogador perde a partida.

Jogando tetrix

 

 

Letras camufladas

Material: folha de papel e canetinhas

Modo de jogar: desenhe as letras do nome da criança espalhadas na folha de papel. As letras devem ser grandes e bem espaçadas para facilitar a camuflagem. O primeiro jogador (ou grupo de jogadores) tem a tarefa de camuflar as letras criando desenhos a partir delas. Os desenhos podem ser relacionados entre si ou completamente aleatórios. Marque 5 minutos para a elaboração dos desenhos.

Material para letras camufladas

 

Quando o tempo acabar, todos compartilham e mostram seus desenhos para os outros jogadores. Repita o processo com as letras do nome de outra criança ou pessoa.

Jogando letras camufladas

 

Portanto, aproveite as férias para explorar novos jogos e experiências, criando memórias douradoras enquanto apoia o crescimento saudável e o aprendizado continuo das crianças. Que suas férias sejam repletas de risos e de muita diversão!

 

A escritora Marianna Muzzi

 

*Marianna Muzzi é educadora, escritora, tem um filho, mora na Espanha e á autora do livro infantil O Sul é para lá!

Crianças atividades férias escolares

Leia mais

Confira 5 dicas para aliviar as cólicas menstruais


Professora de redação dá dicas de como se sair bem nos vestibulares do meio do ano


Volta às aulas: Especialistas dão 5 dicas para uma adaptação tranquila


Dicas de leitura para crianças com Estante Preta


Dicas de prevenção aos responsáveis para garantir bem-estar de adolescentes