O tratamento da ortodontia pode começar cedo para garantir bons resultados
Redação Publicado em 04/07/2024, às 10h00 - Atualizado às 18h33
A campanha Julho Laranja tem como objetivo informar e conscientizar os pais, professores, médicos e toda comunidade sobre a importância da ortodontia preventiva em crianças a partir dos 6 aos de idade. Com isso, as ações que ocorrem durante todo o mês são uma oportunidade para alertar que a preocupação com a ortodontia deve começar desde cedo.
Segundo a ortodontista Patrícia Peixoto, a conscientização sobre a saúde bucal infantil é fundamental, principalmente durante a fase da dentição decídua, onde os ortodontistas podem intervir precocemente para prevenir, corrigir ou reduzir a gravidade de problemas ortodônticos futuros.
“Nessa fase podemos acompanhar de perto o crescimento ósseo facial da criança, os problemas podem ser de várias formas como: mordida aberta, mordida cruzada anterior e posterior, dentes tortos por falta de espaço, excesso de espaço entre os dentes ou mordida profunda”, explica Patrícia.
A especialista também ressalta que é sempre importante conscientizar as crianças da necessidade de uma higiene bucal adequada. "É fundamental ensinar e incentivar bons hábitos desde cedo, pois isso certamente terá um impacto positivo na saúde bucal ao longo da vida", comenta.
“Essas doenças podem acarretar ainda problemas estéticos, que afetam a autoestima da criança podendo causar constrangimento e insegurança”, finaliza a ortodontista Patrícia Peixoto.
O impacto do açúcar na saúde bucal: como prevenir e combater os problemas dentários
Traumas na região bucal precisam ser tratados com especialista
Mitos e verdades sobre alimentos e bebidas que deixam os dentes amarelos
Dentista, brincadeiras e lanches pra criançada
Estresse é alerta para as consequências causadas por bruxismo