Especialista explica a importância de doação de leite materno para recém-nascidos
Redação* Publicado em 19/05/2024, às 06h00
No dia 19 de maio é comemorado o Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano e Semana Nacional de Doação de Leite Humano. A data foi instituída pela Lei nº 13.227/2.015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno.
Segundo a fonoaudióloga, Eliza Carvalho, estimular a doação de leite materno, promove debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano. Além de divulgar os bancos de leite humano nos estados e nos municípios.
“O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico”, explica Eliza.
A especialista explica que o leite humano é um líquido complexo que contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, substâncias imunocompetentes, além de fatores moduladores de crescimento. Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.
Principais benefícios do leite materno:
_ Protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias;
– Reduz em até 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos;
– Reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta;
A fonoaudióloga ressalta que qualquer quantidade de leite materno doada pode ajudar. “Para se ter uma ideia, 1 ml de leite já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. O pote não precisa estar cheio para ser levado ao Banco de Leite Humano. Cada pote de 300ml de leite materno humano pode ajudar até 10 recém-nascidos por dia”, ressalta.
“Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação”, finaliza a especialista.
Novembro Roxo: a importância da amamentação para bebês prematuros
Mitos e verdades sobre a amamentação
Amamentação na primeira hora de vida do bebê auxilia na adaptação ao ambiente extrauterino
O papel da amamentação no desenvolvimento dos bebês
Espaços para amamentação em escolas públicas crescem mais de 800%