Edição de 2025 da olimpíada brasileira registra 52% de participação feminina e 45% de estudantes de escolas públicas
Redação Publicado em 10/07/2025, às 06h00
Cinco jovens brasileiros estão se preparando para ir até o Azerbaijão em busca do pentacampeonato na Olimpíada Internacional de Economia (International Economics Olympiad – IEO). Antonio Gama Lima, Fernando Giron Paranhos de Ávila, Lucas Monteiro Rivelli, Maria Clara Ribeiro Teixeira de Souza e Maria Luisa Pimenta Bastos Berbert foram escolhidos na final da Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON), realizada em junho no BTG Pactual. Pela primeira vez, o número de mulheres inscritas superou o número de homens na competição.
Com mais de 31 mil inscritos de todos os estados brasileiros, quase o dobro em relação ao ano anterior, a edição de 2025 reuniu, na etapa final, os 45 estudantes do Ensino Médio com melhor desempenho ao longo da competição. As provas desta fase foram realizadas no BTG Pactual, B3, Verde Asset, Bain & Company e Inteli.
A fase final da OBECON, realizada em parceria com a Bain & Company, propôs aos estudantes um desafio prático em grupo: estimar os impactos das BETs em diferentes setores da economia. Com base nessa análise, os participantes tiveram que eleger um setor prioritário e desenvolver recomendações estratégicas para uma empresa e para uma associação de classe, com foco na mitigação dos efeitos identificados.
A edição deste ano foi marcada por avanços relevantes em diversidade e inclusão. Pela primeira vez, a maioria dos participantes foi composta por mulheres (52%), e 40% dos finalistas também foram do sexo feminino. Duas alunas integram a equipe nacional que disputará a IEO. Além disso, 45% dos inscritos vieram de escolas públicas, e os finalistas em situação de vulnerabilidade social receberam apoio financeiro, garantindo condições equitativas de participação.
“Cada edição da OBECON representa um avanço na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e competitivo. Os progressos em diversidade e o expressivo aumento da participação feminina demonstram que estamos no caminho certo para ampliar e democratizar o acesso ao conhecimento e às oportunidades de alto desempenho”, afirma Raphael Zimmermann, presidente da OBECON.
Entre os destaques individuais, um estudante do 1º ano do Ensino Médio da rede municipal de São Paulo foi premiado como melhor aluno de escola pública e conquistou uma bolsa integral em um colégio de referência da capital. Já Maria Clara Ribeiro Teixeira de Souza, integrante do top 5 nacional, recebeu o prêmio “Menina Olímpica”, que reconhece a melhor participante feminina da edição.
Ao longo da fase final, os estudantes também participaram de painéis e encontros com lideranças do mercado financeiro, incluindo Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual; Marcelo Flora, sócio e responsável pelas plataformas digitais do banco; e Fábio Nazari, chefe da área de renda variável. A programação incluiu ainda visitas técnicas a instituições parceiras. A experiência vai além do conteúdo técnico, oferecendo aos jovens talentos networking qualificado, inspiração e perspectivas concretas de carreira nas áreas de economia, finanças e negócios.
No dia 6 de Maio é comemorado o dia nacional da matemática
Meu filho vai mal em matemática, e agora?
Últimos dias: estudantes e professores podem se inscrever na Olimpíada de Restauração de Ecossistemas até 31 de maio
Abertas as inscrições para 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP
Jogo de tabuleiro que incentiva a matemática e ajuda o meio ambiente