"Mediação Sem Fronteiras: À Luz da Comunicação não violenta" debate solução de conflitos e pacificação em meio a turbulências sociais e familiares
Redação Publicado em 03/12/2024, às 06h00
Em um mundo cada vez mais polarizado e repleto de desafios nas relações interpessoais, surge uma obra essencial para quem busca cultivar conexões mais significativas e harmoniosas. O livro "Mediação Sem Fronteiras à Luz da Comunicação Não Violenta" chega para oferecer um guia prático e inspirador sobre como a Comunicação Não Violenta (CNV) pode ser a chave para transformar conflitos em oportunidades de diálogo e entendimento.
Neste livro, o leitor é convidado a embarcar em uma jornada de autoconhecimento e empatia, explorando temas fundamentais como a origem da mediação, a dinâmica dos conflitos e as habilidades essenciais que um mediador deve desenvolver. Cada capítulo é uma oportunidade de aprender novas formas de comunicação que favorecem a cooperação e a resolução pacífica de desencontros.
A obra destaca a importância da CNV como um poderoso aliado na construção de um ambiente mais colaborativo, tanto na vida pessoal quanto profissional. Ao abrir canais de diálogo, a comunicação não violenta não apenas ajuda a resolver conflitos, mas também fortalece laços e promove um clima de respeito e compreensão mútua.
"Mediação Sem Fronteiras à Luz da Comunicação Não Violenta" é mais do que um simples manual; é um convite para todos que desejam fazer a diferença em suas relações e contribuir para um mundo mais harmonioso. A obra se destina a mediadores, profissionais de recursos humanos, educadores, líderes comunitários e qualquer pessoa que deseje aprimorar suas habilidades de comunicação.
Este é o segundo livro da advogada especialista em mediação de conflitos e comunicação não violenta. Rachel Rossi trabalha há 10 anos como mediadora judicial e a obra imprime toda a experiência acumulada por ela nesse período.
Rachel Rossi, destaca a importância da discussão sobre a origem dos conflitos diários, a intolerância e a falta de escuta. "O livro propõe uma reflexão sobre a necessária melhoria na comunicação e como ela pode contribuir para a redução da tensão nas relações sociais e familiares", afirma a autora.
O livro é direcionado a profissionais do Direito, psicólogos, pedagogos e gestores de conflitos, além do público em geral. "É uma obra destinada não só para quem trabalha com a mediação, mas também para aquelas pessoas interessadas em melhorar suas habilidades comunicativas e promover um convívio mais harmonioso e saudável, numa sociedade pacificada e fraterna", revela.
Rachel Rossi é advogada especializada, mediadora judicial sênior no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e presidente da Comissão de Mediação e Advocacia Consensual da 57ª Subseção da OAB/RJ Barra da Tijuca.
Além disso, é mediadora privada da Câmara de Mediação CAMOB – Câmara de Arbitragem e Mediação do Oeste da Bahia. Rachel Rossi também atua como palestrante e psicanalista, compartilhando sua expertise em diversos eventos e promovendo a resolução de conflitos de forma consensual e construtiva.