Thaissa Alvarenga comenta sobre a importância da inclusão no processo de aprendizagem, da inclusão pela educação
Thaissa Alvarenga* Publicado em 20/04/2023, às 06h00
No mês de abril, comemora-se o Dia Internacional da Luta Pela Educação Inclusiva, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade deste assunto. Devemos sempre nos lembrar que toda pessoa tem o direito de acesso à educação, garantido por lei.
Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos. Porém, ainda devemos trabalhar para avançar na luta pela educação inclusiva no país.
Segundo dados do Censo Escolar 2018 do Instituto Nacional e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), somente 31% das escolas (55.899) brasileiras têm dependências acessíveis para pessoas com deficiência. Como mãe de três crianças, sendo o Chico com síndrome de Down, sempre os incentivo a levarem a inclusão para o ambiente escolar, envolvendo a todos.
Chico foi o primeiro aluno com deficiência intelectual em sua escola, e isso trouxe benefícios para todos. Mães de outros alunos me falam sobre a importância da convivência dos filhos com o Francisco e como isso tornou as crianças mais empáticas.
Essa rede deve envolver toda a sociedade e abraçada por todos, a escola deve capacitar seus professores para que saibam como incluir alunos com deficiência, assim todos irão aprender com o novo. A educação inclusiva reflete em toda a formação de uma nova sociedade, a exemplo na construção de um ambiente de trabalho diverso. A potencialização disso na vida adulta, constrói uma base sólida de inclusão.
Além disso, como fundadora da ONG Nosso Olhar, dou voz a projetos de esporte e cultura que formam um grande movimento em rede, mobilizando e envolvendo toda a sociedade, colocando todos a pensar sobre essa causa. A real inclusão só acontece quando nos movemos na mesma direção, alinhadas num mesmo propósito.
*Thaissa Alvarenga é fundadora da ONG Nosso Olhar, do portal de conteúdo Chico e suas Marias e do canal do youtube Inclua Mundo.
Capacitismo climático
Quando você pensa em mulheres, quais imagens vêm à sua mente?
2023: Um ano em que a pauta da inclusão da diversidade deve vir em primeiro lugar
A importância do doar para acender a bandeira da inclusão
A importância da empatia na formação do ser humano