Amanda Silveira inspira mulheres acima de 40 anos a recomeçar e a encontrar felicidade na carreira, mantendo a essência do jornalismo
Redação Publicado em 30/01/2025, às 06h00
A jornalista Amanda Silveira deu uma guinada de 360 graus e, aos 43 anos, encontrou na assessoria de imprensa a felicidade no trabalho
Graduada em Comunicação Social, pela UFJF, em 2002, a jornalista Amanda Silveira, natural de Além Paraíba, Zona da Mata Mineira, se aventurou na busca de emprego na capital paulista. Ao perceber que não se adaptaria à vida em um grande centro, retornou à sua cidade natal. Como em toda cidade interiorana, encontrou dificuldades para exercer o jornalismo. Trabalhos em redação de rádios locais, apresentação de programas de entrevista, produção de jornal local impresso, participação em equipes de campanhas políticas Municipais, mas nada disso parecia ser o caminho para ela. Por muitos anos, a profissional abdicou da profissão que ama trabalhando com departamento pessoal - DP, chegando a cogitar uma nova faculdade na área administrativa.
Em 2012, convidada pela Gerente Executiva da ACEAP – Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba, a jornalista assumiu a assessoria de comunicação da instituição, para a qual presta serviços até hoje. Esses foram importantes anos de aprendizado e de lembranças dos estágios da faculdade, que foram exatamente neste setor. Em 2022, ainda na ACEAP, Amanda foi convidada pela cantora Damaris Morais a fazer sua assessoria de imprensa na Zona da Mata Mineira. Um grande desafio, pois não conhecia nada, nem ninguém além da imprensa local. Mas, ela topou o desafio. E deu certo. Juntas elas conseguiram bastante visibilidade para a música da cantora e, aos poucos, a jornalista foi conhecendo o mundo da assessoria fora do institucional. A partir daí, nasceu uma paixão. Ao deixar a CLT e começar a investir em sua empresa, dias difíceis chegaram. Muitas reuniões e poucos fechamentos de contratos, dívidas se acumulando e em muitos momentos vinha a vontade de desistir.
Mas, ela não desistiu. Ao longo desse processo, a profissional buscou de capacitar mais em assessoria de imprensa de profissionais autônomos, fez seu próprio marketing, procurou por clientes. Tudo isso porque entendeu que os assessores de imprensa passaram a ser peça fundamental na comunicação dos profissionais das mais diversas áreas. “o objetivo é levar o conhecimento de profissionais de quaisquer lugares do Brasil para as mídias, sejam elas rádios, TVs, portais, sites, revistas e para os podcasts, febre do momento”, explica.
De acordo com a profissional, as mídias digitais fazem isso muito bem e têm um alcance gigantesco, sendo inclusive grandes parceiras na assessoria de imprensa, mas é notável o quanto uma entrevista jornalística enfatiza a autoridade do saber daquele profissional e que, ao contrário do que se possa acreditar, a imprensa ainda é a maior fonte de informações com credibilidade. “Temos feito trabalhos lindos alinhando assessoria de imprensa e estratégias digitais. Acredito que a comunicação é tão ampla, que unir trabalhos é o melhor caminho para o sucesso. Achar que só um profissional sabe tudo de um mercado tão amplo é pura arrogância”, destaca.
Desde 2022, a jornalista se dedica à própria empresa de comunicação e atende profissionais de todas as áreas, em diversas cidades do Brasil, levando a para a mídia temas que possam resolver problemas cotidianos das pessoas e que fazem parte das especializações de seus clientes. Além disso, ela promove treinamentos para que os clientes aproveitem ao máximo a sua fala e vençam suas inseguranças. Além disso, ela ampliou seu leque de clientes, involuntariamente todas mulheres, e de mídias parceiras.
“Esse lance de atender somente mulheres não foi uma estratégia. Só aconteceu e eu amo que tenha sido assim. Costumo brincar que tenho um exército feminino e elas arrasam. Aprendo sobre tanta coisa, todo dia. É uma benção”, afirma ela.
Amanda Silveira chama a atenção das mulheres que tem 40 ou mais e destaca que nunca é tarde para mudar tudo, recomeçar, fazer acontecer. “Uma coisa que considero importante para quem quer enveredar pelo caminho da assessoria é não perder a essência do jornalista. Nosso papel não é fazer propaganda do cliente e sim entender o que ele tem de informação produtiva para as mídias e ajudá-los a falar de maneira mais simples e objetiva possível. Seja aos 30, 40,50, 60, 70 anos, o que importa é ser feliz com o que faz e ter tempo para a família”, aconselha ela, que é casada, tem dois filhos e dois cães.
Outro ponto citado por Amanda é a boa relação com as redações porque algumas pautas serão importantes para eles, em determinados momentos, outras não serão nunca. Para ela, estar atento às editorias para onde os temas são enviados e estabelecer uma relação de confiança mútua também é muito importante. Ela conclui que os funcionários das redações, de maneira geral, estão assoberbados em seu dia a dia e ser solidária, ajudar em algum aspecto da produção, além do tema e da fonte pode tornar tudo isso mais promissor. "Além disso, dar espaço para o repórter, produtor, editor, diretor, respirarem e não impor ou ficar chamando a todo tempo é algo primordial e, no mínimo, ético", conclui.
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