Dia Mundial do Orgasmo: como aumentar o tesão na menopausa?

Celebrando o orgasmo: a importância da sexualidade em todas as fases da vida

Redação* Publicado em 31/07/2024, às 16h59

Hoje é o Dia Mundial do Orgasmo - Foto: Getty Images

No dia 31 de julho é celebrado o Dia Mundial do Orgasmo e a importância da data é, principalmente, para acabar com a vergonha e o pudor quando o assunto é sexo, uma temática que se torna ainda mais tabu quando falamos sobre mulheres maduras. E para provar que libido - e sexo - não dependem só de hormônios, um estudo da Universidade de Washington aponta um “apagão sexual” entre jovens de até 25 anos. Os dados mostram que 19% delas e 31% deles não tiveram relações nos 12 meses anteriores à pesquisa.

Enquanto isso, 78% das mulheres na menopausa têm um parceiro íntimo e 40% delas têm uma vida sexual ativa, de acordo com uma pesquisa da revista médica Menopause.  Desmistificar essa fase da vida é essencial para combater mitos em torno do prazer e isso só é possível ao oferecer mais informações e, consequentemente, promover uma compreensão holística desse período da vida, empoderar as mulheres a assumirem o controle de sua saúde sexual e buscar apoio quando necessário.

 

Veja também 

Para Márcia Cunha, CEO e fundadora da Plenapausa, uma uma empresa que visa levar informação, cuidado e tratamento para mulheres, celebrar o Dia Mundial do Orgasmo é também reconhecer e valorizar a importância da saúde sexual em todas as fases da vida. “É essencial desafiar ativamente os mitos da menopausa e promover uma compreensão mais ampla e inclusiva da sexualidade feminina. Isso envolve se educar sobre os fatos científicos do tema e combater estereótipos prejudiciais em relação à idade e ao gênero. Somente assim, podemos ajudar a garantir que todas possam desfrutar de uma vida sexual saudável e satisfatória em diferentes momentos da vida”, diz.

Hoje em dia, existe uma variedade de produtos e tratamentos destinados a melhorar a vida sexual durante a menopausa: lubrificantes à base de água podem ajudar a aliviar o desconforto vaginal, enquanto suplementos naturais são conhecidos por seus efeitos positivos na libido. Além disso, terapias como a fisioterapia pélvica e a acupuntura têm ganhado popularidade por oferecerem benefícios adicionais no aumento do desejo sexual e na melhora da qualidade de vida.

Plenapausa

Primeira Femtech no Brasil com foco na saúde da mulher a partir da menopausa. Entendendo que hoje, no Brasil, são cerca de 35 milhões de mulheres em idade menopausal e 85% delas sentem os sintomas em maior ou menor grau. Ainda que parte do público feminino desconheça os sintomas, a Plenapausa tem como missão gerar informação, cuidado e tratamento às mulheres durante essa fase, que a partir de pesquisas e dados, busca constantemente criar soluções efetivas para esse público. A femtech recebeu aceleração da Matter, maior hub de inovação em saúde dos Estados Unidos.

Saúde menopausa intimidade orgasmo sexualidade

Leia mais

Medica explica como o canabidiol pode ajudar mulheres que sofrem com sintomas da menopausa


Menopausa precoce: quando é a hora de iniciar a reposição hormonal?


Mulheres 40 mais: Especialista explica importância da qualidade de vida na menopausa


Sexo sem proteção pode aumentar o risco de infertilidade


Dor crônica acomete mais o sexo feminino, e ainda assim mulheres são mais questionadas em relação as suas dores