Entre 5 e 30 de julho, a garotada poderá aproveitar espaço temático do museu, atividades educativas, contações de histórias e oficina
Redação Publicado em 07/07/2023, às 10h00
O Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo –, localizado no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, realizará, entre 5 e 30 de julho, uma programação especial de férias, unindo aprendizado e diversão por meio de brincadeiras e vivências, que passearão por diferentes culturas e países.
No período, de quarta-feira a domingo, a garotada poderá aproveitar o tradicional espaço Mundo de Brincar, das 11h às 17h, que contará com amarelinha, cama elástica, piscina de bolinhas e túneis de bambolê, além de um cantinho para pintar, recortar e colar, incluindo massinhas de modelar, tintas, pincéis e muito mais. A atração será voltada às crianças a partir de 1 ano, que deverão permanecer acompanhadas de um responsável.
Por meio da iniciativa Se Joga no Museu!, marcada para as terças e os sábados de julho, às 15h, os pequenos a partir de 6 anos poderão participar de diferentes atividades do acervo de jogos e materiais do Núcleo Educativo, como ações de cartas, de montar e de tabuleiro. Já aos domingos, também às 15h, a proposta Leituras ao Pé do Ouvido, com faixa etária livre, terá como base o livro A caligrafia de Dona Sofia, no qual uma professora aposentada, que adora ler poesias, tem as paredes da sua casa cobertas por diversos dos seus poemas preferidos. Tendo em vista a história de André Neves, o público será incentivado a criar cartões poéticos.
Nos dias 8 e 22 (sábados), às 14h, as contações de história partirão da publicação Um outro país para Azzi, de Sarah Garland, com Rawa Alsagheer, refugiada, residente no Brasil, que apresentará o significado da palavra “refúgio”. Nos mesmos dias, às 15h, O lenço branco, de Viorel Boldis, será o foco de outras atividades literárias com o Núcleo Educativo, abordando tradição, família e migração, incluindo, na sequência, a ação Mala de Sonhos, que refletirá sobre “quantos sonhos cabem na mala de quem precisa migrar?”. Essas propostas terão faixa etária livre e vagas limitadas, sem necessidade de inscrição prévia.
Por fim, a garotada terá a oportunidade de participar da Oficina Reservinha: Museu das Crianças, que pretenderá apresentar o processo de catalogação de objetos da Reserva Técnica da instituição, promovendo o contato com acervos significativos sobre a história do cotidiano de São Paulo e permitindo o exercício da imaginação, da escrita e do desenho. A iniciativa está marcada para o dia 29 (sábado), às 14h, sendo direcionada às crianças a partir de 7 anos.
A programação completa das férias de julho, no Museu da Imigração, pode ser conferida no site (sujeita a alterações). Em todas as atividades, as crianças deverão estar acompanhadas de um responsável.
Professora dá dicas para férias escolares tranquilas
Nas férias é tempo de brincar! Confira 5 dicas de atividades para a criançada
Entenda a importância do equilíbrio na agenda de atividades das crianças durante a época de férias
Férias chegando: 5 dicas para evitar dor de ouvido no avião
Férias escolares: saiba como manter as crianças em segurança!