Em “O Desequilibrado”, vídeo que será lançado hoje no Youtube, os heróis indígenas embarcam em uma nova aventura para salvar a floresta e a Terra
Redação Publicado em 22/04/2023, às 06h00
Toda história infantil apresenta um mocinho e um vilão, o bem e o mal, e em Paxuá e Paramim, a animação criada há 11 anos por Carlinhos Brown, em parceria com Andrea Mota, não é diferente. No clipe “O Desequilibrado", que será lançado no Dia Internacional da Mãe Terra, data em que se discute a conservação da biodiversidade e a defesa do meio ambiente, serão abordados, a partir dos personagens, temas importantes e atuais que vêm impactando as florestas brasileiras, como o desmatamento e as queimadas.
De uma forma lúdica, os heróis da floresta Paxuá e Paramim, ao lado do Braúna, personagem inspirado em Carlinhos Brown, conseguem expulsar o vilão Jururú, que estava desequilibrando a fauna e a flora da floresta, fazendo os passarinhos voltarem a cantar e a onça pintada voltar a correr livremente. O clipe “O Desequilibrado” será lançado dia 22 de abril, no YouTube do projeto infantil (YouTube Paxuá e Paramim).
“A ideia de trazer esse tema crucial para as próximas gerações, no Dia da Terra, pretende promover uma reflexão sobre a importância de preservar o planeta e desenvolver uma consciência ambiental desde a infância, para que as crianças, com apoio de suas famílias, tenham conhecimento sobre as consequências que o extrativismo, a desproporção do consumo e abusos dos recursos naturais vêm causando em nosso clima”, explica Brown.
A animação infantil Paxuá e Paramim apresenta de forma educativa, personagens da cultura e do folclore brasileiro, promovendo um resgate da identidade cultural de uma terra originalmente indígena. Habitantes da Floresta dos Encantados, Paxuá é filha da Encantada Iara, Mãe d’água, e através de um anel encantado, consegue controlar as águas, se comunicar com os animais marinhos e até mesmo respirar debaixo d’água. Paramim é filho do Senhor dos Ventos, e usa o seu cocar mágico para controlar o ar e se comunicar com as aves. Juntos, eles protegem a floresta.
Da construção de cada personagem, ao desenvolvimento dos cenários, Carlinhos Brown deixa sua assinatura, com ilustração de Renato Barreto e músicas compostas em parceria com a cantora, compositora e arte-educadora Milla Franco. O projeto tem cocriação e direção geral de Andrea Mota, sócia de Brown. O clipe conta ainda com Jaguar na guitarra e violão, Miguel Freitas na bateria e Thiago Pugas na co-produção, programações e arranjo de cordas.
Serviço:
Lançamento Paxuá e Paramim - “O Desequilibrado”
Dia: 22/04
Link: YouTube Paxuá e Paramim
Cresce o protagonismo de indígenas na literatura
Mulheres são protagonistas nas prática de circularidade e sustentabilidade
Acervo temporário conta com 111 títulos de autores indígenas no Instituto Moreira Salles
Líder Yanomami Davi Kopenawa na Universidade de Princeton, EUA: “Queremos apoio do presidente Biden”
Dia Mundial das Cidades e o desafio da sustentabilidade