ONG busca fortalecer parcerias para aumentar em até 200% o público beneficiado por projetos educacionais e profissionalizantes
Redação Publicado em 27/04/2023, às 06h00
Promover oportunidades e colaborar com a transformação social esse é o propósito da ONG Projeto Amigos da Comunidade (PAC). Fundada em 2003 por iniciativa de amigos e voluntários que se uniam em ações sociais dedicadas a abrigos e orfanatos, nos bairros de Pirituba, Jaraguá e São Domingo, em 20 anos de trajetória a ONG expandiu sua atividade e já impactou positivamente mais de 800 mil pessoas.
Atualmente, o PAC conta com mais de 100 colaboradores, mais de 7 mil voluntários conectados em suas ações e pretende ampliar o número de parceiros para possibilitar a estruturação de uma nova sede, que ampliará em 200% o número de pessoas assistidas.
Com atendimento a mais de 3200 famílias, que totalizam mais de 7 mil pessoas, o PAC oferece hoje oficinas socioculturais, esportivas, formação profissionalizante de jovens e geração de renda para comunidade. A ONG também conta com três casas de acolhimento (SAICA), que atendem juntas 45 crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, abandono ou em situação de risco, bem como órfãos ou crianças afastadas de convívio familiar. Além disso, o PAC possui uma unidade do Serviço de Assistência Social à Família (SASF) e um Centro para Criança e Adolescente (CCA).
De acordo com dados do Mapa da Desigualdade Nossa São Paulo, a região de atuação da ONG PAC é uma das que mais concentra a população jovem, parda e preta e, também, onde estão registrados maior volume de casos de homicídios entre jovens, bem como feminicídios, violência racial e gravidez na adolescência. Também apresenta: taxa abaixo da média de matrículas no ensino público; evasão escolar acima da média; baixa oferta de emprego, e pouco acesso à cultura e eventos culturais, na comparação com outras regiões.
"O trabalho do PAC ao longo desses 20 anos de trajetória, com apoio de voluntários e dos nossos parceiros, busca atravessar as adversidades oferecendo oportunidades e acesso para que a comunidade periférica possa ser protagonista do seu futuro”, declara a fundadora e diretora do PAC, Rosane Chene.
Diante das necessidades da comunidade, a ONG ampliou sua atuação ao oferecer projetos também para jovens e adultos. Um dos principais eixos de trabalho da instituição está vinculado à formação educacional e profissionalizante, a fim de assegurar cidadania e, sobretudo, oportunidades aos atendidos. "Acreditamos que oferecendo um espaço educacional e de profissionalização, jovens e adultos conseguem ingressar no mercado de trabalho e a partir disso transformam sua realidade”, ressalta a diretora.
Dentre os projetos desenvolvidos estão o Programa de Oficinas PAC (POP), um amplo programa de oficinas, que atua na educação, esporte e cultura com aulas de ballet, futebol, judô, passeios culturais, biblioteca comunitária, lan house, e cursos profissionalizantes. Além do POP, a ONG oferece um espaço totalmente dedicado a cuidados com a saúde mental, o PAC Zen, que já atendeu mais de 300 pessoas com serviços de psicoterapia, terapia em grupo, yoga, constelação familiar, reiki e arteterapia.
Para colaborar com a empregabilidade dos jovens da periferia, o PAC oferece o programa de formação profissional, ‘Jovem com Futuro’, em que os jovens aprendem conteúdos como: Gestão Empresarial, Marketing, Física, Química, Lógica, Programação e Sustentabilidade, tudo isso de maneira prática desenvolvendo habilidades comportamentais. Em mais de 05 anos de atuação o programa já formou cerca de 68 jovens talentos, dentre eles 80% estão inseridos no mercado de trabalho e são suporte financeiro de suas famílias.
Com ampla experiência como gestora na área da Tecnologia, Rosane Chene, diretora e uma das fundadoras da ONG trouxe sua expertise com a implementação de processos de gestão, criação de indicadores de resultados e o desenvolvimento da área institucional. Todas essas ações promoveram mudanças positivas que impactaram na captação de recursos, promoção de novas parcerias que foram cruciais para a expansão das atividades da ONG.
“Para nós é uma imensa alegria celebrarmos 20 anos de um projeto tão amplo e significativo como o PAC. Durante todos esses anos, acreditamos ainda mais na potência das periferias e como oferecer oportunidades é uma das chaves para a mudança. A concretização do projeto de expansão da nossa sede é muito importante para estender os projetos para nossa comunidade, para realização de novos cursos, oficinas, com o intuito de proporcionar ‘dias melhores’ e fazer desse sonho a realidade.” concluí Rosane Chene.
Fundado há 20 anos, o PAC - Projeto Amigos da Comunidade é uma Organização Social sem fins lucrativos certificada pelo CEBAS - Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social - que atende a população em situação de vulnerabilidade e/ou risco social nos distritos de Pirituba, São Domingos e Jaraguá (SP). Atualmente, o PAC conta com mais de 100 funcionários, cerca de 7.000 voluntários e mais de 10 empresas parceiras que subsidiam as oficinas promovidas pela organização, como Zendesk, Mutant, TOTVS Serra do Mar, Chubb Brasil, Aktie Now, Elo, Sow e Netas.
Dia Mundial do Livro: organização doou milhares de livros para comunidades da Amazônia
Semear (melhores) Futuros: contar histórias na Escola
Columbia University (NY) oferece bolsas para jornalistas com projetos focados em primeira infância
Projeto abre inscrições para roda de conversa sobre incentivo à educação de meninas nas áreas de ciência e de tecnologia
Instituto PROA abre 25 mil vagas para curso on-line gratuito que prepara jovens para o primeiro emprego