Em parceria com ilustradora Lumina Pirilampus, Editora Biruta lança primeiro livro infantil da autora Carolina Delboni: Eudice
Redação* Publicado em 01/03/2024, às 06h00
"O lugarejo se enfeita todinho
pra ver palavra nascer.
É um tal de ver coração quebrar e se abrir.
E quando alguém suspira
dá pra ver no esboço
o contorno da palavra se formar."
Ao explorar e extrapolar as palavras que estão no dicionário, Carolina Delboni faz um convite a pequenos e grandes leitores para se divertirem com o nascimento das palavras em um lugar completamente novo: a cidade de Eudice! Assim como as palavras do livro, as brincadeiras com as classes morfológicas brotam ao longo da com a leitura de Eudice, fazendo diversas referências à brasilidade tão presente no texto e nas ilustrações.
Em sua estreia no universo da literatura infantil, a autora conta que o livro é resultado da pergunta de uma criança a respeito de como nasciam as palavras. “Fiquei pensando que para respondê-la eu precisava contemplar seu universo imaginário, mas ancorada na língua portuguesa, nas classes gramaticais. Da resposta nasceu Eudice, um livro que conta a história dessa cidade onde surgem as palavras, e que contempla o possível e impossível permitido na literatura infantil”.
Construído em rimas, a narrativa anuncia a cidade de Eudice, bem como a festa que acontece nesse vilarejo. Lá, as palavras que conhecemos nascem: algumas o fazem quando as estrelas faíscam no céu, outras simplesmente brotam ou até nascem do soluço. O fato é que todas elas brilham!
E, para acompanhar o baile, as imagens que dão vida à história foram desenvolvidas pela talentosa artista Lumina Pirilampus. Com ilustrações originais, criativas e repletas de elementos da cultura popular brasileira, a ilustradora exibe ao leitor toda a magia de Eudice.
O livro chega às livrarias em fevereiro, em brochura, no formato 23,5 x 18 cm, 40 páginas e também em versão digital.
A autora – Carolina Delboni
Jornalista de formação, trabalhou muitos anos escrevendo em jornais e revistas, até o dia que foi estudar educação. Formou-se pedagoga, fez mestrado em educação infantil e passou a entender que existiam muitos outros mundos possíveis de se explorar por meio da escrita. Além disso, fez mais uma formação, dessa vez voltada para escritores pelo Instituto Vera Cruz. Assim, resolveu juntar os dois universos em que transita: da escrita e da educação, literatura e infância.
Ilustradora – Lumina Pirilampus
Lumina Pirilampus é artista visual, ilustradora, arte-educadora e atualmente é também pesquisadora sobre o livro ilustrado. Gosta de criar diálogos entre espaços, pessoas e universos extraordinários. Sempre gostou muito de viajar, embora não tenha ido para lugares tão distantes. A não ser pelos livros!
Editora Biruta
A Editora Biruta, tem seu foco na Literatura Infantil e Juvenil. A proposta da Editora Biruta é a de oferecer aos seus leitores o melhor texto, ilustrações criativas e projetos gráficos instigantes, por meio de temas que lhes acrescentem novas vivências e se abram a múltiplas interpretações – sempre de maneira lúdica e inventiva. Seus livros já receberam diversos prêmios, como o Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), Jabuti, Prêmio da Biblioteca Nacional e Revista Crescer, além de terem sido inseridos em catálogos internacionais e selecionados em programas públicos de educação.
O namorado do papai ronca
Glória Maria sempre presente: Biografia infantojuvenil será lançada um ano após o falecimento da jornalista
Como os livros digitais contribuem para o aprendizado das crianças
Leci Brandão: suas memórias, vivências e ‘consciência humana’
Para celebrar a cultura afrobrasileira, Vaga Lume indica 15 livros infantis que trazem diversidade em suas páginas