Novo livro de Vera Iaconelli, Manifesto Antimaternalista, será lançado dia 15 de setembro
Redação Publicado em 07/09/2023, às 06h00
Especialista no tema da parentalidade, a psicanalista Vera Iaconelli apresenta sua contribuição mais radical para a crítica da ideologia que considera as mulheres insubstituíveis no cuidado com as crianças. Com clareza e concisão, a autora sublinha em seu novo livro, "Manifesto Antimaternalista", a dimensão política do trabalho reprodutivo, já que cuidar das novas gerações é uma tarefa imprescindível para a manutenção da sociedade.
Neste Manifesto antimaternalista, ela lança nova luz sobre a teoria psicanalítica, revisitando autores como Freud, Lacan e Winnicott, e incorporando contribuições vindas dos estudos de gênero e das relações raciais, do pensamento decolonial e das reflexões sobre os efeitos do neoliberalismo na construção das subjetividades.
O livro aborda a diferenciação entre gestar, assumir o parentesco e cuidar de uma vida, e, sem homogeneizar a categoria “mulher”, reconhece que a experiência da parentalidade é determinada por fatores como raça, classe, gênero e faixa etária. Para Vera Iaconelli, "os embates sobre o cuidado e a reprodução da vida são embates políticos — e a psicanálise é uma arma da qual não podemos abrir mão."
Livro: Manifesto antimaternalista, de Vera Iaconelli
Número de páginas: 256
Preço: R$ 49,90 | E-book: R$ 29,90
Editora Zahar
A noite de autógrafos em São Paulo será dia 21 de setembro, às 19h, na livraria Megafauna(Av.Ipiranga, 200, loja 53 - República, SP)
*Vera Iaconelli é psicanalista, fundadora e diretora do Instituto Gerar de Psicanálise. Doutora em psicologia pela USP, é colunista da Folha de S. Paulo, autora dos livros O mal-estar na maternidade e Criar filhos no século XXI e co-organizadora da coleção Parentalidade & Psicanálise (com Daniela Teperman e Thais Garrafa).
Educação digital e inclusão no combate à drástica evasão do Ensino Médio
Educacional abre inscrições para o "do your: bit", desafio estudantil que propõe o uso da tecnologia para solucionar problemas contemporâneos
Brasil tem 2,5 milhões de crianças fora das creches, aponta levantamento
Escolas da rede pública e privada de todo país já podem se inscrever para o Bebras Brasil
Descolonização dos currículos: dos livros às experiências do corpo