Livros lúdicos infantojuvenis são recursos para trabalhar educação antirracista em sala de aula

A literatura infantojuvenil em uma educação antirracista

Priscila Col Del Nero* Publicado em 01/09/2023, às 06h00

Livros ajudam em uma educação antirracista -

Os episódios de violência envolvendo estudantes e escolas deixaram a sociedade em alerta. Especialistas, pesquisadores, professores e familiares se preocupam em encontrar maneiras eficazes de evitar esse comportamento, prover a melhor orientação e prevenir novos episódios. O caminho viável, segundo as mais modernas tecnologias pedagógicas, está na promoção da Educação Integral, com o aprendizado de competências essenciais para a convivência em sociedade e o bem-estar coletivo. E a melhor ferramenta para isso pode estar disponível logo ali, na estante, ou melhor, no baú: o universo lúdico da leitura.

O projeto Mundo da Leitura propõe a capacitação de equipes pedagógicas da rede pública para que trabalhem temas como o antirracismo em sala de aula, com o suporte de um acervo de obras lúdicas, entregues em um colorido baú. Recorrendo a ilustrações vibrantes e narrativas leves e criativas, é possível abordar assuntos complexos de maneira didática, estimulando a construção de uma visão mais inclusiva, de respeito à diversidade e reconhecimento das nossas raízes e riquezas culturais.

As obras que fornecemos como parte das atividades do Mundo da Leitura têm o propósito de estimular - entre crianças e jovens - cinco competências que consideramos fundamentais para mudar o atual cenário e construir um futuro melhor: Mergulhar em si, Voz ativa, Fluir em equipe, Entender o mundo e Agir consciente.

Seguindo essas diretrizes e usando os livros como estratégia, é possível trabalhar habilidades como autoconhecimento, equilíbrio emocional, capacidade de comunicação, relacionamento e interação, compreensão do mundo, pensamento crítico e engajamento comunitário para a promoção do bem comum. É dessa forma que conseguimos disseminar conceitos como a compreensão, valorização e inclusão dos diferentes gêneros e raças, que as e os estudantes levarão para a vida.

Nos livros Lá onde eu moro e Gigi e sua tesoura mágica, dois dos títulos que fazem mais sucesso entre as e os estudantes, as protagonistas são negras, e ainda lidam com a aceitação de outras formas de diversidade, como o fato de apresentar uma deficiência física. Já outras obras, como Jongo, Maracatu e Céu Vermelho, trazem toda a riqueza da cultura africana de nossa ancestralidade, abrindo um mundo completamente novo e fascinante para as crianças.

Hoje, em face dos episódios de violência, muitas professoras e professores encontram dificuldade para abrir espaço para tirar as dúvidas das e dos estudantes e fomentar o debate sobre a intolerância racial de forma estruturada. É aí que os livros podem ter um papel crucial. A leitura cria esse momento de mediação, de escuta, de reflexão coletiva sobre negritude. Os que não são negros precisam se aprofundar mais nesse universo e entender que vivemos um racismo estrutural. A empatia e a compaixão são habilidades socioemocionais urgentes para fazer frente aos discursos de ódio e reverter esse quadro preocupante.

 

Veja também:

Conheça as obras que abordam a temática do antirracismo no projeto Mundo da Leitura:

Jongo

Coleção Lembranças Africanas

Autoria: Sonia Rosa

Sinopse: O terceiro volume da coleção Lembranças Africanas conta a história do jongo, música e dança criadas por pessoas escravizadas,  nos terreiros das fazendas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e precursoras do nosso conhecido samba. As alegres imagens de Rosinha Campos, "dançam" ao ritmo dessa tradição.

Maracatu

Autoria: Sonia Rosa

Sinopse: O maracatu é uma festa criada por negros escravizadoss bantos, que vieram do Congo. Eles elegiam um casal de líderes — um rei e uma rainha — e encenavam uma visita aos portugueses, com vestimentas luxuosas, dançando e tocando tambores. Aqui, essa festa é contada em versos de Sonia Rosa, e ilustrada ricamente por Rosinha Campos.

Céu Vermelho

Autoria: Penélope Martins

Sinopse: Céu Vermelho é um reconto poético que nos remete às antigas divindades, presentes até hoje, tanto no imaginário de muitos povos africanos como também na tradição brasileira.

A menina sem cor

Autoria: Fernanda Emediato

Sinopse: Mica foi adotada ainda bebê, mas só descobre esse fato aos seis anos, ao perguntar aos pais por que, diferente deles, ela tem a pele escura. Após essa descoberta, Mica passa a se questionar sobre as diferenças de cor e começa a desejar ter nascido branca. No meio desses questionamentos conhece Alice, uma garotinha, também de seis anos, albina, que mostra a ela como é bom ser diferente e como todas as cores são bonitas e importantes.

Lá onde eu moro

Autoria: Babi Dias e Victor Peres e Perez

Sinopse: Você sabe como surgiu o lugar em que mora e quais eram seus antigos habitantes? Pois as aventuras de Babi pelo Trem do Tempo e as fascinantes descobertas que fará em seu bairro vão atiçar a curiosidade dos pequenos em conhecer mais da história do local onde moram. Ilustrações super coloridas e vivazes completam a edição.

Gigi e a sua tesoura mágica

Autoria: Marilena Flores

Sinopse: Gigi é uma tímida menina de oito anos apaixonada pelas bonecas de pano feitas por sua Vó Nena. Quando crescer, quer compartilhar felicidade fazendo bonecas, como a vó, mas parecidas com todos os tipos de crianças. Ao conhecer uma ecobrinquedoteca com suas amigas, ela faz muitas amizades e passa a costurar com afinco. Deficiente auditiva, Gigi traz uma história de superação e crescimento que irá inspirar muitas crianças a seguirem seus sonhos.

Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU

O Mundo da Leitura dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Saúde e Bem-estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Vida na Água (ODS 14).

Sobre o Mundo da Leitura

O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos. Os livros, que são disponibilizados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade. Cerca de 18 mil crianças já foram beneficiadas em mais de 20 cidades de todo o país.

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br 

*Priscila Col Del Nero, coordenadora na Evoluir - empresa responsável pelo projeto Mundo da Leitura e que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral.

 

livro educação antirracismo literatura Infantojuvenil

Leia mais

Educação digital e inclusão no combate à drástica evasão do Ensino Médio


Educacional abre inscrições para o "do your: bit", desafio estudantil que propõe o uso da tecnologia para solucionar problemas contemporâneos


Escolas da rede pública e privada de todo país já podem se inscrever para o Bebras Brasil


Descolonização dos currículos: dos livros às experiências do corpo


IA e a educação: confira os principais benefícios do uso da tecnologia em sala de aula