A capacitação de Professores é um elemento crucial para o sucesso de qualquer instituição de ensino e para se ter educação de qualidade
Evelyn De Marchi* Publicado em 13/02/2024, às 06h00
A capacitação de professores é um elemento crucial para o sucesso de qualquer instituição de ensino. No século XXI as demandas e desafios evoluem constantemente e o corpo docente deve, mais do que nunca, estar apto a lidar com essas transformações e as novas gerações de estudantes. Para isso, é indispensável realizar um aprimoramento constante.
O primeiro desafio dos gestores, no entanto, acontece antes, na hora de contratar novos profissionais, especialmente quando se pensa em educação bilíngue. A dificuldade está em encontrar o perfil adequado que possua, além de qualidades relacionadas ao conteúdo, um “fit cultural” com a instituição. É preciso que se avalie se a postura e a visão de educação do candidato estão alinhadas à da escola.
Por isso, apresento aqui alguns pontos que não devem faltar na hora de estruturar e capacitar a equipe de uma escola. Confira:
Primeiro passo: a contratação do professor
No que diz respeito ao ensino de inglês, muitas escolas não têm uma coordenação que consiga avaliar a proficiência na língua, por exemplo. Dessa forma, é preciso contar com uma certificação apresentada pelo profissional. Preferencialmente, esse documento deve ser reconhecido internacionalmente e estar alinhado ao Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).
Após a contratação, é ideal que o professor inicie as atividades pelo menos 1 semana antes do começo das aulas, para conhecer o material, planejar as primeiras aulas, organizar os conteúdos necessários e sanar quaisquer dúvidas com relação a metodologia. Existe, dessa forma, um equilíbrio entre a técnica do profissional e a afinidade com o clima organizacional.
Diagnóstico eficiente das necessidades de capacitação
É essencial que a coordenação avalie, através das reuniões pedagógicas e observações de algumas aulas, quais são os pontos a serem desenvolvidos. A verdade é que mesmo um educador muito experiente pode ter dificuldades com relação a instruções, gerenciamento de turma e/ou do tempo, ou uso da lousa, por exemplo. Sem a observação das aulas, é muito difícil entender quais são as lacunas e como atuar de forma mais assertiva na capacitação dos profissionais.
Além disso, alguns sistemas de ensino oferecem ferramentas de capacitação continuada e é essencial que haja parceria entre escola e sistema no processo de engajamento dos profissionais.
Alinhamento das atividades de formação com os objetivos pedagógicos
A escola deve eleger os temas mais urgentes a serem trabalhados durante o ano. Alguns exemplos são: modelos de avaliação, metodologias ativas, gamificação, sala de aula invertida e projetos culturais. Depois de elegidos os tópicos, as formações devem estar planejadas no calendário letivo desde o início do ano. Assim, garante-se antecipadamente o planejamento e disponibilidade dos envolvidos.
Cultura de aprendizado contínuo na escola
Criar e manter uma cultura de aprendizado contínuo entre os professores começa com a identificação de perfis propensos à atualização constante. A organização de ações obrigatórias ao longo do ano, como semanas de treinamento e horas de estudo, é fundamental. A gestão deve liderar demonstrando abertura para aprender e incentivando a contribuição dos docentes, que se sentirão parte do processo e empoderados. Iniciativas como a criação de um clube do livro podem fortalecer essa cultura compartilhada de aprendizado.
A importância da capacitação para o ensino do inglês
O ensino de línguas está em constante evolução e o inglês não é exceção. Então, os professores precisam estar atualizados com as metodologias do século XXI para proporcionar aulas eficazes. O cenário educacional atual mostra lacunas tanto na proficiência linguística quanto nas habilidades pedagógicas. Para resolver esse quadro, a capacitação contínua é um excelente, possibilitando a aplicação de estratégias de imersão, marcadas por referências visuais e ligadas à nova geração, e promovendo, assim, o aprendizado efetivo do inglês.
Indicadores de sucesso na formação de professores
É fundamental que a capacitação dos professores seja trabalhada de forma continuada ao longo do ano, com horas previstas para preparação, estudo e desenvolvimento pessoal.
Logo, se houve uma capacitação sobre metodologias ativas, a coordenação deve avaliar se aconteceu uma evolução no tema ou se é um ponto que ainda precisa ser aprofundado com a equipe.
Para fazer essa análise, é possível guiar-se pelo próprio desempenho dos alunos, comparando resultados de antes e depois, ou realizar um formulário de desenvolvimento contínuo com os professores. Nessa segunda proposta, algumas vezes ao ano, os gestores retomam combinados e refletem sobre o sucesso das iniciativas de formação com suas equipes.
Todo esse trabalho é essencial para tornar significativa a capacitação continuada dos professores e, claro, perceber efeitos palpáveis dos esforços do time.
*Evelyn De Marchi é gerente pedagógica do sistema de ensino bilíngue Eduall (Somos Educação). Licenciada em Artes, é pós-graduada em metodologias e práticas bi/multilíngues e atuou como professora no ensino regular para alunos do ensino infantil e fundamental na rede pública e privada durante 11 anos.
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