Academia Digital leva ensino de tecnologia ao Nordeste e chega às regiões mais remotas do Brasil

Com foco em jovens de baixa renda, programa online do Ismart oferece formação em tecnologia para alunos do ensino fundamental

Redação Publicado em 21/05/2025, às 06h00

Se usada corretamente, a tecnologia pode ajudar na educação - pexels

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) está ampliando seu impacto educacional com a Academia Digital, que acaba de chegar à região Nordeste do Brasil. O programa 100% online é voltado a estudantes do 7º ano do ensino fundamental com alto desempenho escolar e pertencentes a famílias de baixa, com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. A iniciativa está com inscrições abertas até 28 de junho e as vagas são destinadas a estudantes que estão no 7º ano e que possuem 13 anos completos até o final de 2025 – com possibilidade de apoio até o fim do Ensino Médio.

Com uma proposta inovadora, a iniciativa, que complementa a grade curricular com foco em pensamento computacional, lógica e resolução de problemas, conecta talentos com oportunidades de formação em tecnologia. Além disso, oferece conteúdos complementares de português, matemática e redação, ampliando a base de conhecimento dos participantes e fortalecendo habilidades essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Seu formato digital consegue levar o ensino a cidades e comunidades mais remotas, que possuem infraestrutura educacional limitada, derrubando barreiras geográficas e sociais, por meio de cursos de tecnologia com trilhas formativas específicas para o desenvolvimento de competências digitais.

“Acreditamos que o talento está em todos os lugares. Com acesso à internet e apoio pedagógico, nossos alunos do Nordeste e de outras regiões podem sonhar alto e conquistar seu espaço no setor de tecnologia”, afirma Mariana Monteiro, diretora executiva do Ismart.

Veja também

Além da Academia Digital, o Ismart também mantém o programa Ismart Online, que atende hoje 1.560 alunos do 8º ano ao Ensino Médio, e apoia 1.282 universitários presenciais e online (entre veteranos e calouros), muitos deles em instituições de prestígio no Brasil e no exterior. Os resultados comprovam a eficácia da proposta: em 2024, os alunos do ISMART atingiram média de 704 pontos no ENEM, quase 30% acima da média nacional (546).

Interessados em fazer parte da Academia Digital devem acessar o site https://www.ismart.org.br/programa-academia/, clicar em “quero me inscrever” e preencher o formulário.

Sobre o Ismart

O Ismart – Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos – é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1999, amplia o acesso de jovens de baixa renda e alto desempenho acadêmico a oportunidades educacionais de excelência. Por meio de programas presenciais e digitais, o instituto oferece bolsas de estudo, orientação profissional, formação em competências socioemocionais e preparação para universidades de ponta no Brasil e no exterior. Mais de 8 mil alunos já passaram pelo ISMART, que acredita no poder da educação como motor de transformação social e aposta no talento como ferramenta de mudança para o futuro do país.

tecnologia internet ensino Fundamental Bolsas

Leia mais

Maio Amarelo precisa ir além da campanha: o Brasil anda na contramão de um trânsito seguro


O que faz um ambiente de aprendizagem ser uma Escola do Futuro?


Memória, resistência e futuro: Semana Emilia Ferreiro reúne mais de 20 ações formativas on-line, gratuitas e abertas


Dia Internacional da Educação destaca desafios e soluções para o futuro do ensino


Igualdade se aprende: como a educação transforma o futuro das mulheres