Projeto educacional com músicas da Palavra Cantada ganha nova versão em 2022 com base na BNCC e agora também está disponível para escolas particulares
Redação Publicado em 14/10/2022, às 06h00
Muita gente não sabe, mas a dupla de sucesso Palavra Cantada mantém desde 2011 um projeto educacional que já chegou a mais de 2 milhões de crianças, que aprendem e se desenvolvem com as músicas da dupla.
O projeto Palavra Cantada na Escola ganhou nova versão este ano, e promete alcançar também as escolas particulares. O novo material de apoio didático, que parte das canções criadas pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatite desenvolvido por diversos professores, pedagogos e especialistas, está conectado com as aprendizagens essenciais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
A nova edição possui 9 livros para os educadores e outros9 para os alunos, um para cada ano da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Cada livro parte das divertidas e curiosas canções da dupla e seus parceiros musicais para propor brincadeiras, danças, jogos e projetos em diferentes áreas do conhecimento, como ciências, geografia, língua portuguesa, matemática e outras, ajudando professores e seus alunos a vivenciarem e desenvolverem as competências que são consideradas essenciais pela BNCC para as crianças nesta fase de seu desenvolvimento.
O material inclui 144 músicas e 95 vídeos especialmente organizados e disponibilizados via QR codes e em CDs eDVDs. Além disso, o projeto também oferece treinamento aos educadores para um melhor aproveitamento doconteúdo em sala de aula.
Para a cantora e compositora Sandra Peres, a música é uma linguagem que faz ponte entre os diferentesconteúdos, além de reforçar conceitos como a diversidade.
A música proporciona momentos de encantamento e contribui para o desenvolvimento integral das crianças, favorecendo aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Levar para a sala de aula esse encantamento, integrado a um projeto pedagógico muito rico e cuidadoso, é a contribuição que queremos fazer chegar a crianças, professores e professoras em todo o Brasil”, comenta Sandra.
O músico e compositor Paulo Tatit acredita que a criança só aprende aquilo com o que ela se envolve emocionalmente, de corpo e alma.
Penso que as canções são facilitadoras, pois envolvem as crianças com suas melodias, ritmos e letras, deixando-as prontas para embarcarem na viagem do conhecimento”, acrescenta Tatit.
Para Eloisa Ponzio, uma das coordenadoras responsáveispelo desenvolvimento do projeto, as crianças são agentes educativos nas famílias: “Por meio de experiências curiosas, alegres, lúdicas, que as façam pensar, levantar hipóteses, trocar ideias em atividades colaborativas,contribuiremos com uma sociedade mais justa para aformação dessas pessoas, que construirão um mundo melhor.”
O projeto, desenvolvido em parceria com a Movimenta Educação, nasceu para facilitar o uso desse rico instrumento pedagógico – a música – no dia a dia escolar, por professores e professoras especialistas ou não em música.
Sucessos como as canções “Pindorama”, De Gotinha em Gotinha”, “Bolacha de Água e Sal”, “Criança não Trabalha”, “África”, “Bicicleta” e muitas outras estão inclusos no projeto para que os professores tenham aoportunidade de trabalhar os temas abordados nas músicas com elementos já conhecidos pelos alunos e de maneira livre, como uma proposta complementar para enriquecer as atividades.
A partir desta edição, as escolas particulares também podem trabalhar com o material que até então era exclusivo para as redes públicas de ensino. O projeto alcança da Educação Infantil – 2, 3, 4 e 5 anos – ao Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano – de um jeito lúdico, sensível e acolhedor.
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