Quando esfria na maior parte do país, pais e mães precisam ficar atentos a alguns cuidados necessários para não colocar em perigo as crianças no inverno
Erika Tonelli* Publicado em 29/07/2022, às 17h46
O inverno chegou e com os dias mais frios, manter as crianças aquecidas e protegidas deve ser uma prioridade de pais e responsáveis. Entre as recomendações estão o oferecimento de alimentos e bebidas quentes, caprichar nos agasalhos e, como as temperaturas estão mais baixas, redobrar os cuidados com a segurança se optar por atividades dentro de casa.
Por conta de colocar as crianças em contato mais frequentes com fontes de calor é necessário reforçar a segurança para evitar queimaduras, sufocação e intoxicação.
Para se aquecer em um dia frio, nada melhor do que ingerir alimentos quentes. Porém, para evitar que as crianças acabem se queimando, é preciso tomar algumas medidas preventivas.
Vale lembrar que mesmo no inverno os passeios ao ar livre são recomendados, assim como garantir a ventilação dentro de casa. Apenas precisamos redobrar os cuidados na proteção térmica das crianças e na escolha de espaços seguros. Em tempos de outra onda de COVID-19, não se esqueça das medidas preventivas, como o uso de máscara (para maiores de 2 anos), a higienização das mãos e de evitar aglomerações.
Outra coisa para aquecer o coração nesses dias mais frios e de grande vulnerabilidade social é avaliar no guarda-roupas e verificar quais as peças que não estão mais em uso. Os itens em bom estado e que não servem mais nas crianças podem ser encaminhados para doação em organizações sociais de confiança, como a Aldeias Infantis SOS. A cultura do bem cuidar e a solidariedade podem fazer uma grande diferença na vida de muitos meninos e meninas.
*Erika Tonelli é Especialista em Entorno Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS.
Julho Amarelo: mês de luta e conscientização contra as hepatites virais
Como tornar a separação dos pais menos traumática para os filhos?
Entenda como o desconforto estético de varizes e vasinhos pode impactar o emocional das mulheres
Pesquisa aponta de que forma o coração humano se autorrepara após um ataque cardíaco
O animal de estimação na chegada do bebê