"Anjo, Nunca!", de Flávia Reis, é um livro essencial para compreender o universo das pessoas neurodivergentes

Livro foi um dos selecionados para a categoria especial da BRAW Amazing Bookshelf (Hall 30) na Feira de Bologna

Redação Publicado em 29/03/2025, às 06h00

Capa do livro "Anjo, Nunca!" - foto: divulgação

A escola pode ser um ambiente desafiador para todos, no entanto, é mais desafiador ainda para os estudantes que apresentam algum tipo de neurodivergência. Em "Anjo, Nunca!", de Flávia Reis, essa realidade é retratada através da história de uma protagonista que se vê envolvida em uma confusão na escola, tornando-se alvo de registros e exposições cruéis nas redes sociais.

A obra foi uma das 12 selecionadas entre livros brasileiros para integrar a BRAW Amazing Bookshelf (Hall 30) na Feira de Bologna (Itália), um dos eventos mais prestigiados da literatura infantojuvenil. Para efeito de comparação, a seleção contou com 3.858 livros inscritos, de 68 países, dos quais apenas 150 foram escolhidos.

Neurodivergentes pensam de maneira diferente do que é considerado “neurotípico” (pessoas que não apresentam alterações neurológicas, comportamentais ou psiquiátricas).  Esses grupos incluem indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), superdotação, dispraxia, Síndrome de Tourette, deficiência intelectual, entre outros.

No Brasil, ainda não há dados concretos sobre a porcentagem da população neurodivergente. No entanto, o Censo Escolar da Educação Básica de 2023 revelou um aumento significativo no número de alunos com TEA: de 2022 para 2023, houve um crescimento de 50%, totalizando 607.144 estudantes no Brasil.

De acordo com a Lei Federal nº 14.254 de 2021, o Estado deve dispor o acompanhamento integral para educandos neurodivergentes, tanto em escolas públicas, quanto nas particulares. Essa legislação estabelece que o poder público deve fornecer apoio educacional na rede de ensino, contudo, a realidade é outra. Recentemente, uma reportagem da TV Globo de São Paulo apontou que estes profissionais foram diluídos em várias escolas, aumentando sua carga de trabalho e diminuindo a sua efetividade.

Em "Anjo, Nunca!" a narrativa, em primeira pessoa, expressa o que se passa na mente dessa menina que, enquanto luta para se encaixar em um mundo acelerado, percebe que o esforço para inclusão raramente parte do outro lado.

As criativas ilustrações de Veridiana Scarpelli reforçam essa sensação de desencaixe, utilizando cores primárias e traços brutos para representar um ambiente externo muitas vezes hostil – ora feito de câmeras e flashes de celulares, ora de olhares gigantes e vigilantes.

A narrativa também coloca em evidência a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais, como empatia, autorregulação e comunicação, fundamentais para se viver bem em sociedade, sendo neurodivergente ou não. Compreender as emoções, estabelecer relações saudáveis e respeitar as diferenças são habilidades essenciais para a inclusão e o bem-estar de todos.

Doutora em Letras pela USP, trabalhando com a área de Literatura Infantil e Juvenil, a escritora Flávia Reis, que é uma mãe atípica de uma menina adolescente com deficiência intelectual de grau leve, nos leva para perto do assunto, deslocando-nos para o universo do cotidiano até nas tarefas mais simples enfrentadas por pessoas com essas características.

"Anjo, Nunca!" é uma obra que nos faz refletir sobre os desafios sociais, diários não apenas da neurodivergência, mas de todos nós, na medida da importância de construirmos um mundo mais empático e inclusivo.

Veja também

Sobre Flavia Reis

Nasceu em 1975, em São Paulo. É Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, com pesquisa voltada à Literatura Infantil e Juvenil e pós-doutoranda em Literatura Juvenil pela UNESP. Tem diversos livros publicados nesse segmento, alguns deles reconhecidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, constante nos catálogos da Bologna Children’s Book Fair. Em 2020, recebeu o Prêmio de Seleção Cátedra de Leitura da Unesco, pelo livro Maremoto (Editora Ozé), também indicado ao Prêmio Jabuti.

Instagram: https://www.instagram.com/flaviareis_literatura/

Facebook: https://www.facebook.com/flavia.reis

Site: https://www.flaviareis.com.br/

Sobre Veridiana Scarpelli – ilustradora

Nascida em 1978, Scarpelli mora e trabalha em São Paulo.  É formada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo.  Em 2012, lançou o seu primeiro livro como autora, “O sonho de Vitório” (Cosac Naify), e começou a gradativamente a se aproximar do mundo da ilustração de livros. Já ilustrou mais de 30 livros de diversos autores. Foi três vezes finalista do prêmio Jabuti – em 2014, 2017 e 2018.

Sobre a PeraBook Editora

A PeraBook Editora, do Grupo Elo Editorial, foi criada com o objetivo de levar para a literatura infantojuvenil temas contemporâneos importantes por meio de projetos de leitura. Seu catálogo se baseia em debates fundamentais, como a necessidade de se voltar para educação socioemocional e a de promover o respeito à diversidade e à pluralidade de ideias.

Serviço - "Anjo, Nunca!"

Autora: Flávia Reis

Ilustradora: Veridiana Scarpelli

Páginas: 35

Faixa etária: 12 a 14 anos

Preço: R$ 56,00

Editora: PeraBook

 

 

*Com edição de Marina Yazbek Dias Peres

livros diversidade lançamento Inclusão escolar Neurodivergência

Leia mais

Lançamento da história em quadrinhos "O Céu de Celinna"


Por uma infância sem racismo, livro de Luana Tolentino e Cristina Sacramento


Crônicas espectrais, notas sobre o TEA reflete sobre neurodiversidade e autodescoberta


Ler junto: um caminho para fortalecer vínculos e valores familiares


"O sul é para lá!": educadora lança livro infantil sobre como mudanças climáticas afetam aves