5 dicas para mulheres que buscam conciliar maternidade e carreira, segundo uma executiva de sucesso e mãe de 5 filhos

As demandas da profissão e dos filhos podem se transformar em uma equação de tempo e esforço para alcançar um equilíbrio entre maternidade e carreira

Redação Publicado em 27/12/2024, às 06h00

A executiva Karen Miura e família -

A discussão sobre as diferenças entre mulheres e homens no mercado de trabalho, principalmente em posições de liderança, onde os profissionais masculinos têm maior participação, ainda está longe de ser encerrada. A inserção das mulheres em praticamente todas as profissões, iniciada na segunda metade do século XX, foi, contudo, insuficiente para eliminar as disparidades entre os gêneros.

Neste cenário, conciliar maternidade e carreira é um dos maiores desafios para o público feminino no ambiente corporativo. Um estudo de 2022, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a consultoria Mercer, revelou que apenas 18% das profissionais em posições de comando no Brasil têm filhos, enquanto, entre os homens em funções semelhantes, o percentual é de 35%.

O dado evidencia o impacto da maternidade na trajetória profissional de mulheres. O equilíbrio entre os cuidados com os filhos e as responsabilidades profissionais exige habilidades de organização, apoio e, principalmente, compreensão das necessidades de ambas as esferas.

 

Como conciliar maternidade e carreira profissional?

Para muitas mães, as demandas da vida profissional e a criação dos filhos podem se transformar em uma verdadeira equação de tempo e esforço. Contudo, com algumas estratégias, é possível alcançar um equilíbrio que beneficie tanto a carreira quanto o bem-estar familiar.

Karen Miura, executiva de sucesso, fundadora da comunidade Maternidade Executiva e mãe de cinco filhos, lançou, na última segunda-feira (2), na Livraria da Vila, em São Paulo, o livro “Maternidade Executiva - De janeiro a dezembro, porque aqui não tem férias!”. A obra é destinada a mulheres que buscam equilibrar a maternidade com o sucesso na carreira corporativa.

 

Veja também

Segundo Karen, é possível manter uma trajetória ascendente no mundo dos negócios sem abrir mão do papel materno. Além disso, de acordo com ela, alguns profissionais se surpreenderam com a sua habilidade de gerir as duas coisas. 

“Recebi inúmeros feedbacks de gestores e colegas que demonstravam surpresa com a minha capacidade de gestão de tempo, como se o fato de ser mãe diminuísse meu desempenho. Isso me fez perceber a importância de desmistificar a ideia de que não é possível ser uma mãe dedicada e uma executiva de sucesso ao mesmo tempo”, revela Karen.

 

Confira algumas dicas de como equilibrar vida de mãe e carreira profissional, segundo Karen

 

  1. Tenha uma rede de apoio: Contar com familiares ou serviços externos ajuda a dividir responsabilidades. Karen destaca o suporte do cônjuge como fundamental para gerenciar demandas pessoais e profissionais.
  2. Escolha flexibilidade: Optar por empresas com políticas de horário flexível e trabalho remoto pode facilitar a rotina.
  3. Não esqueça do autocuidado: Reserve momentos para o autocuidado. Cuidar de si mesma ajuda a manter a energia e a motivação, que serão fundamentais para enfrentar os desafios, tanto maternos, como profissionais.
  4. Use a tecnologia como aliada: Ferramentas digitais otimizam a gestão do tempo, permitindo que mães priorizem tarefas importantes tanto em casa quanto no trabalho. 
  5. Priorize o equilíbrio: Miura acredita na construção de um futuro corporativo mais integrado, onde a parentalidade seja vista como parte do crescimento profissional e pessoal.
  6.  

Sobre Karen Miura

A primeira mulher CVO e a primeira mulher a assumir a presidência de um Conselho em uma empresa de tecnologia no Brasil, Karen Miura é a autora do livro “Maternidade Executiva - de janeiro a dezembro, porque aqui não tem férias!”, uma obra prática voltada para mulheres que buscam equilibrar a maternidade com uma carreira executiva de sucesso.

Reconhecida por sua liderança inovadora e seu compromisso com a equidade de gênero no ambiente corporativo, Karen é fundadora da comunidade Maternidade Executiva, que promove o desenvolvimento de mulheres no mercado financeiro. Executiva visionária com mais de 25 anos de experiência em big four, multinacionais e empresas de tecnologia, Karen tem formação em Direito e Contabilidade, é pós-graduada em Tax Litigation pela PUC-SP e atualmente cursa MBA em Finanças e Controladoria pela USP, além de Ciências da Computação para Negócios em Harvard.

Mentora na W-CFO Brazil, líder do Comitê Técnico de Finanças e Controladoria da WLF- Woman Leaders in Fintechs, membra ativa do IBEF SP e da Diversity on Board - DoB, Karen é palestrante convidada em diversos eventos para abordar temas como inovação na área de finanças, reforma tributária, liderança e carreira feminina. Em 2023, foi agraciada com o Prêmio Profissional do Ano pela CONFEB - Live University, na categoria de Tributos.

Mãe de cinco filhos, é entusiasta de temas relacionados a novas tecnologias e à nova economia.

 

Sobre a Comunidade Maternidade Executiva

Comunidade fundada por Karen Miura, mãe de cinco filhos e executiva de sucesso com mais de 25 anos de experiência em big four, multinacionais e empresas de tecnologia. Tem como missão impulsionar mães executivas a alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, transformando desafios em oportunidades de crescimento e realização.  Uma rede de apoio que oferece mentoria, orientação, estratégias e suporte para ajudar mães executivas a prosperarem em suas carreiras.

filhos maternidade carreira

Leia mais

Integrante brasileira do grupo pop Now United, Desirée revela grandes ambições na carreira


Cresce número de brasileiros que mudam de carreira na meia idade


Maternidade e carreira: a busca pelo equilíbrio


Suely: De babá para babás


O equilíbrio feminino: sete dicas para conciliar carreira e maternidade