O cardiologista Dr. Yuri Brasil alerta para os perigos do sedentarismo ao não praticar atividade física
Redação* Publicado em 20/09/2023, às 06h00
Dados do Ministério da Saúde apontam que anualmente ocorrem cerca de 350 mil casos de infarto agudo do miocárdio no país, com um óbito a cada sete pacientes. Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, além do atendimento de urgência e emergência nos primeiros minutos ser fundamental para salvar vidas, a prevenção também deve ser estimulada, especialmente por meio da prática regular de atividades físicas.
“Após os exercícios, além da sensação de bem-estar, todos os músculos do corpo ficam fortalecidos pela estimulação da circulação sanguínea. Dessa forma, a irrigação do coração, feita através das artérias coronárias, fica mais abundante, iniciando a formação de novos vasos. Fugir do sedentarismo também é uma maneira eficiente de diminuir os níveis de colesterol e glicemia, além de ajudar no controle da pressão arterial”, diz Dr. Yuri.
O especialista destaca ainda a necessidade de conscientizar a população de que pacientes com doenças cardiovasculares não devem ser impedidos de praticar atividades regularmente, pelo contrário, o exercício é fundamental para o sucesso do tratamento. “Um corpo inativo, aliado a presença de enfermidades, não tem apenas um alto potencial para agravar esses problemas, mas pode até mesmo levar ao desenvolvimento de novos”.
Porém, antes de iniciar quaisquer atividades, Dr. Yuri recomenda que o primeiro passo seja a realização de um check-up com o cardiologista, a fim de entender como anda o funcionamento do coração. “Através de uma bateria completa de exames podemos identificar o indício de possíveis problemas cardiovasculares ou respiratórios, que poderiam atrapalhar ou se agravar durante uma rotina de exercícios, como sopro ou arritmia, por exemplo.”
Dessa forma, o especialista explica que não é preciso sair do sedentarismo direto para uma vida de atleta, pois alongamentos e curtas caminhadas já ajudam no bom funcionamento do coração. “Ou seja, é possível começar a movimentar o corpo com algumas atividades simples que beneficiam amplamente todo o organismo. O importante é não ficar parado e sempre fugir dos hábitos que fazem mal à saúde”.
Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma reforça a importância dos exames regulares
Por que o cérebro humano tende à infelicidade e como transformá-lo?
Tecnologia e Sono: celulares dominam as noites dos brasileiros, revela pesquisa
Atividade física reduz mortalidade por causas cardiovasculares
10 de março marca o Dia Mundial do Combate ao Sedentarismo