Dia Mundial das Doenças Raras foi celebrado em 29 de fevereiro. A espera do diagnóstico pode ser demorar
Redação Publicado em 11/03/2024, às 06h00
Todos os anos, o Dia Mundial das Doenças Raras é lembrado no último dia de fevereiro e, em 2024, foi 29/02. Conforme o Ministério da Saúde (MS), há cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil com alguma condição rara de saúde. Atualmente, a jornada do paciente com doença rara dura de 5 a 6 anos, porém, novas tecnologias têm se mostrado eficazes na redução desse processo.
“O tempo de espera pode ser doloroso, tanto para o paciente quanto para a família. Hoje, já temos estudos que comprovam que os testes genéticos podem contribuir na redução da jornada do paciente raro e dos custos para o sistema de saúde”, defende o Country Manager da Illumina no Brasil, Vagner Simões.
O estudo mencionado é um trabalho de doutorado realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A pesquisa realizou o sequenciamento do Exoma de 70 indivíduos, divididos em pessoas com déficit intelectual e pessoas com quadros de demência, distúrbios de movimento e outras doenças determinadas geneticamente, mas com padrões de herança diferentes. Os resultados mostraram que a jornada do paciente pode ser reduzida ao utilizar o teste genético em primeira linha.
Segundo Simões, isso ocorre porque o exame utilizado de forma padrão no Sistema Único de Saúde (SUS) é o Cariótipo. “Ele identifica três casos de alteração em cada 100, enquanto o Exoma pode identificar 40”, explica.
Ele ainda ressalta que o parecer técnico-científico já foi aceito pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e já foi incorporado ao Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS (Sigtap), porém o serviço ainda não é utilizado no SUS porque ainda não foi atrelado um valor a ele.
Sobre a Illumina
A Illumina está melhorando a saúde humana por meio do desbloqueio do poder do genoma. Em 2023, celebramos 25 anos de inovação, estabelecendo-nos como líder global em sequenciamento de DNA e tecnologias baseadas em array, atendendo clientes nos mercados de pesquisa clínica e aplicada. Nossos produtos são usados para aplicações em ciências da vida, oncologia, saúde reprodutiva, agricultura e outros segmentos emergentes. Para saber mais, acesse www.illumina܂com e conecte-se conosco pelo instagram
Teste do Pezinho realizado pelo Instituto Jô Clemente (IJC) avança na detecção de doenças raras e complexas
No mês das Doenças Raras, o Instituto Jô Clemente (IJC) apresenta histórias que visam à conscientização
A importância do acompanhamento nutricional para pacientes com doenças neuromusculares raras
Primeiro centro integral de doenças raras da América Latina abre registro de interesse para pacientes
Prêmio Mulheres Raras reconhece aquelas que fazem a diferença na causa das doenças raras