Entenda como as festas de fim de ano podem auxiliar na qualidade de vida dos idosos

A psicóloga Paola Santos explica a importância do afeto familiar para os idosos

Redação Publicado em 26/12/2022, às 15h16

As comemorações de fim de ano são momentos de celebrar alegrias -

O final de ano costuma ser um período festivo em decorrência do Natal do Réveillon. Por esse motivo, muitas pessoas aproveitam para tirar férias e visitar familiares, principalmente com aqueles mais idosos que com o dia a dia fica mais difícil de manter contato. Com isso, essa época costuma vir acompanhada de diversos sentimentos: alegria em decorrência do encontro com os familiares e a tristeza pelos entes perdidos.

Apesar de significar somente coisas boas para muitos, alguns idosos encaram essa época de outra maneira. O fato de já terem perdido amigos e familiares, principalmente aqueles que se faziam presentes nessas datas, faz com que tragam lembrança de tempos felizes e recheados de boas companhias, levando também a pensamentos sobre o fim da vida, atrelados ao final de ano.

Diante disso, a psicóloga Paola Santos, do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos, explicou como a família pode ajudar a deixar esse momento mais leve e de união com a terceira idade.

É importante pensar nas necessidades dessas pessoas, focando em seu conforto e promovendo a participação nas atividades quando possível, seja na preparação dos alimentos, decoração, conversas entre os convidados e atualizando-os sobre acontecimentos importantes que ocorreram no ano, utilizando a comunicação como meio de aproximação”, explica.

 

Veja também 

 

Além disso, a profissional conta que mostrar interesse em como o idoso tem vivido pode ter impactos positivos para a saúde mental daqueles que estão na terceira idade, pois possibilita o aumento do contato social e o sentimento de estar mais próximo dos parentes e amigos.

“Apesar de parecer simples, pequenas atitudes podem auxiliar na qualidade de vida dos mais velhos, evitando quadros depressivos e de ansiedade. Por isso, sempre reforçamos que datas comemorativas são um excelente momento para nos aproximarmos desse público, seja no trabalho, família ou com amigos”, finaliza Paola.

afeto natal ano novo perdas idosos reveillon

Leia mais

Trocas e devoluções de presentes de Natal: conheça os direitos do consumidor


Laís Brito revela não dar presentes de Natal para os filhos


Quedas na velhice: 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem com o problema


Diabetes e problemas de próstata na terceira idade aumentam os riscos de infecção urinária e disfunção erétil


Chocolate pode contribuir para o bem-estar emocional e nutricional de idosos com câncer