O médico vascular Dr. Carlos Pitta alerta para os riscos de negligenciar a própria saúde. Cuidado com varizes
Redação Publicado em 15/07/2025, às 06h00
Muito além dos problemas estéticos, a insuficiência venosa crônica é uma doença causada por uma alteração circulatória, ocasionando um aumento de pressão no interior dos vasos. Assim, as veias dilatadas e tortuosas, as telangiectasias (os famosos vasinhos), de coloração púrpuro-azulada ou avermelhada que surgem ao longo das pernas, são apenas uma de suas inúmeras manifestações clínicas.
Segundo o médico vascular Dr. Carlos Pitta, as varizes podem causar vários sintomas, como dor e inchaço das pernas, portanto, a avaliação precoce para um correto diagnóstico e devido tratamento ainda é a melhor opção contra o problema.
“O mais importante é conter alguns dos principais fatores de risco, como obesidade, sedentarismo e o uso de medicações hormonais. Dessa forma, será possível combater o desenvolvimento da doença e suas complicações, que podem envolver úlceras venosas, dermatite ocre, trombose venosa profunda e tromboflebites”, explica o especialista.
Demais fatores de risco também incluem predisposição genética, idade e sexo, uma vez que as mulheres estão mais sujeitas ao problema. “Não fumar e tentar não permanecer sentado ou em pé por longos períodos são outras medidas que costumam ajudar na prevenção das varizes, assim como praticar exercícios físicos regularmente e seguir uma adequada dieta de alimentação”.
Diante desse cenário, Dr. Carlos alerta sobre a necessidade de procurar um especialista ao aparecimento dos primeiros sintomas, pois existem tratamentos capazes de solucionar os problemas de forma indolor e até mesmo ambulatorial. “O laser endovenoso, por exemplo, pode ser utilizado sem cirurgia ou necessidade de internação hospitalar, uma opção prática e que impede futuras complicações”.
Adiar e negligenciar os cuidados com a própria saúde sempre será uma decisão perigosa, logo, o atendimento médico poderá lidar com a situação de forma adequada. Tratamentos iniciais podem ainda incluir o uso de meias elásticas compressivas e determinados medicamentos. “Lembrando que embora as varizes sejam mais constatadas nas mulheres, os homens também estão suscetíveis a condição”, diz Dr. Carlos Pitta.
Pesquisa revela que cuidar da saúde cardiovascular retarda o envelhecimento
Entenda como o inverno facilita a recuperação do tratamento de vasinhos e varizes
Cansaço nas pernas: desgaste físico ou apenas rotina exaustiva?
Retirada de varizes pode ser feita em consultório e sem necessidade de cirurgia
Entenda como o desconforto estético de varizes e vasinhos pode impactar o emocional das mulheres