Nutricionista explica como o clima no outono pode afetar a saúde e a importância da alimentação nessa época do ano
Redação Publicado em 18/03/2024, às 06h00
Com a chegada do outono e inverno é preciso redobrar a atenção com a saúde, devido ao resfriamento do ar, baixa umidade e a intensificação da poluição pelas condições climáticas, que dificultam a dispersão dos poluentes atmosféricos.
A baixa umidade relativa do ar é caracterizada pela diminuição da quantidade de água em forma de vapor na atmosfera. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores de 60% não são adequados, contudo, os efeitos à saúde são intensificados quando os índices se encontram abaixo de 30%.
Por isso a nutricionista, Amanda Guerra explica que a alimentação nessa época do ano se destaca por trazer opções saudáveis, como: caldos e cozidos, além de mostrar que a nutrição também pode proporcionar refeições além de nutritivas saborosas.
“O outono é a oportunidade de cozinhar com ingredientes ricos em vitaminas , como pede a estação em que a imunidade costuma cair”, explica a especialista.
As frutas do outono no Brasil se destacam por sua suculência, algumas são fontes de vitamina C, nessa estação temos muitas variedades de sabores, como abacate, banana, figo, kiwi, maçã, tangerina, pera, uva, carambola e ameixa, por exemplo.
Já os legumes são frescos e saborosos, ideais para sopas e cozidos. Alguns deles são: abóbora, mandioca, cenoura, berinjela, batata-doce e beterraba.
Alguns alimentos são imprescindíveis para imunidade como: folhas verde-escuro, inhame, açafrão ou cúrcuma, gengibre, limão além dos alimentos considerados superfoods como: brócolis, maçã, berries (frutas vermelhas e mirtilos), chia, chá verde, chocolate amargo, ora pro nobis entre outros!
Amanda também lembra de outros alimentos que podem ser adicionados nos temperos e nas saladas como: a salsa, cebolinha, cheiro verde, alho-poró, repolho, nabo. “Eles se destacam por seu valor nutricional e devem ser aproveitados para saladas e no preparo de comidas caseiras”.
“É essencial nesta época do ano as pessoas investirem em alimentos ricos em vitamina-c, em propolisc ingerir muita água, frutas, verduras e vegetais para fazer refeições balanceadas e de prepararem para a próxima estação, o inverno!”, finaliza Amanda.
Pesquisa revela que cuidar da saúde cardiovascular retarda o envelhecimento
Caminhos ancestrais: Alimentação afrodiaspórica caipira
A importância da alimentação na primeira infância
Endometriose: cuidados com a alimentação
A importância do acompanhamento nutricional para pacientes com doenças neuromusculares raras