Dia Nacional da Vacinação: entenda a importância dos imunizantes na prevenção e controle de doenças

Pneumologista reforça a necessidade de manter a caderneta de vacinação em dia

Redação Publicado em 17/10/2023, às 06h00

Vacinar salva vidas -

​Celebrado anualmente em 17 de outubro, o Dia Nacional da Vacinação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da imunização pessoal e em massa. Segundo o pneumologista Dr. Flávio Arbex, desde antes da pandemia, as vacinas já se mostravam uma poderosa ferramenta, não apenas para o controle de doenças, mas também para a prevenção de epidemias.

​“Os brasileiros têm o privilégio de contar com dezenas de vacinas à disposição, seja no sistema privado, com vacinas da dengue e do herpes zoster, por exemplo, ou no sistema público, através das vacinas que integram o Programa Nacional de Imunizações, aplicadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. Lembrando que, independentemente do setor, todas as vacinas distribuídas no Brasil contribuem para garantir o bem-estar da sociedade e salvar inúmeras vidas”, diz Dr. Flávio.

​O Programa Nacional de Imunizações (PNI) completou 50 anos de existência em 2022 e, atualmente, é considerado uma das maiores agendas de vacinação do mundo. João Baptista Risi Junior, ex-Secretário Nacional de Ações Básicas de Saúde, relatou em reportagem à SBIm Nacional que a criação do programa foi um marco da saúde pública brasileira, pois estabeleceu as bases de coordenação em todos os níveis e contribuiu para um aumento considerável das taxas de imunização.

​Dr. Flávio também reforça a importância de retomar esse assunto de forma recorrente, pois existe um grande número de pessoas que ainda resiste às vacinas. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apontam que 2,4 milhões de crianças brasileiras não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal da tríplice bacteriana DTP, que previne contra difteria, tétano e coqueluche.

​Informações do Datasus mostram um cenário muito semelhante em relação aos adultos, já que durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano, pouco mais de 50% da população idosa foi imunizada. “Assim, o Dia Nacional da Vacinação se apresenta como uma excelente oportunidade para quem precisa colocar a caderneta de vacinação em dia”, comenta Dr. Flávio.

Veja também 

​O pneumologista destaca ainda a efetividade de outras vacinas capazes de proteger contra os mais variados tipos de doenças, como nos casos de sarampo, febre amarela, meningite, HPV, poliomielite, hepatites A e B, tuberculose, dengue e covid-19. “Lembrando que as vacinas não agem como cura, mas sim como agentes preventivos, daí a importância em serem tomadas antes das contaminações e não durante a manifestação das doenças”.

Plataforma “Vacinação em Dia”

​Criada em 2021 pela SBIm e pela GSK Brasil, a plataforma “Vacinação em Dia” auxilia os profissionais da saúde a regularizarem a caderneta de pessoas com doses atrasadas. Segundo Dr. Flávio, trata-se de uma ferramenta importante para reverter a queda das coberturas vacinais no Brasil, intensificada desde a pandemia de Covid-19.

​“A ferramenta dispõe de diversos recursos, sendo possível conferir as vacinas necessárias e orientações sobre esquemas, a partir da data de nascimento ou da faixa etária. Outro fator importante é que o conteúdo segue recomendações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde e da SBIm, além de notas técnicas de diversas outras entidades”, comenta o pneumologista.

​A plataforma pode ainda ser acessada por dispositivos móveis, permitindo aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente das vacinações se manterem seguros para levar proteção aqueles que recebem seu atendimento.

doenças vacinação imunização vacinas epidemias

Leia mais

Dia Nacional da Imunização: manter a vacinação em dia contribui com a saúde pessoal e coletiva


Doenças mais comuns no outono e inverno: confira dicas de como proteger as crianças


Quem tem anemia corre mais riscos de contrair gripe?


Vacinação contra hepatite B em bebês tem queda histórica


Por que eu devo me vacinar? Entenda a importância da vacina contra gripe