Climatizador evaporativo é capaz de aumentar até 100% a umidade do ambiente para encarar o clima seco
Redação* Publicado em 06/09/2024, às 06h00
Nos últimos dias, todas as regiões do país registraram dias quentes e secos, resultado do pior período de seca já enfrentado por dezesseis estados brasileiros nos últimos 44 anos, de acordo com o levantamento do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).
No estado de São Paulo, 60% dos municípios estão com condições de seca severa ou extrema. Cidades do noroeste do estado registraram índices baixos de umidade relativa do ar, em Valparaíso, no interior do estado, chegou a 7% - o menor número dos últimos quatro anos. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da capital paulista recomenda manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17h.
A opção para quem busca manter ambientes úmidos e frescos, é o uso do climatizador. De acordo com Rafael Barbosa, diretor da Smart Air, marca de climatizadores evaporativos, os aparelhos podem aumentar até 100% a umidade do ar no ambiente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o adequado para o organismo humano é de ao menos 60%.
"Diferentemente do ar condicionado que usa um compressor, o climatizador trabalha com sistema de água e é capaz de aumentar até 100% a umidade do ambiente. Ele capta o ar quente e seco do ambiente externo e através de uma bomba, faz a água circular por um painel evaporativo e entrega para o ambiente um ar umidificado e com redução de temperatura”, explica o diretor.
Devido a seca nos grandes centros urbanos ocorre o aumento da concentração dos poluentes, pois as condições meteorológicas se tornam desfavoráveis à dispersão dessas substâncias. No corpo humano, esse fenômeno causa o ressecamento das vias aéreas e a poluição piora também as doenças respiratórias.
Através da troca recorrente de ar, Rafael Barbosa explica que o climatizador renova o ar e melhora a qualidade respiratória no ambiente. "Em média, um climatizador evaporativo troca o ar quarenta vezes por hora, nesse processo, o aparelho remove os vírus, bactérias, ácaros e pólens presentes no ambiente. Dessa maneira, conseguimos melhorar a qualidade respiratória, diminuir a proliferação de microrganismos e trazer alívio para quem sofre com condições respiratórias".
Sobre a Smart Air
Localizada em Barra Velha - SC, a Smart Air foi fundada em 2013 e desenvolveu uma ampla linha de climatizadores evaporativos que renovam o ar e promovem conforto térmico sem agredir o meio ambiente. Com aparelhos que atendem desde climatização residencial até indústrias, a Smart Air se destaca por sua capacidade de oferecer soluções eficientes e sustentáveis que abrange todas as necessidades do mercado
"O sul é para lá!": educadora lança livro infantil sobre como mudanças climáticas afetam aves
Dicas de como cuidar da alimentação no outono
Alana articula COP centrada nas crianças
Todas as mulheres acima dos 40 anos devem redobrar a atenção com as consultas ao ginecologista
Primavera é tema interessante para falar de clima e meio ambiente em sala de aula