Cegueira infantil: todo dia é dia de prevenção ao retinoblastoma

Neste dia 18 de setembro é feito o alerta. O diagnóstico precoce do retinoblastoma salva vidas. TUCCA lembra que prevenção deve ser lembrada sempre

Redação Publicado em 18/09/2022, às 06h00

Visitas ao oftalmologista também promovem a prevenção -
O dia 18 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, que causa cegueira infantil e pode levar à morte.
 
Mas, para a TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), todo dia é dia de se prevenir, com boa orientação. Com a atenção dos pais, é possível detectar o problema nas crianças nos primeiros meses de vida.  A TUCCA tem um trabalho gratuito em parceria com o Hospital Santa Marcelina, zona leste da capital e está fazendo uma campanha para reforçar a mensagem sobre prevenção, um trabalho que já existe há mais de 20 anos.
 
No sábado, a campanha contou a participação de pessoas conhecidas que têm filhos com retinoblastoma, como o apresentador de TV Tiago Leifert, em ação no Parque do Ibirapuera, e o jogador de futebol Nenê Bonilha.
 

Neste domingo,  jogadores de futebol vão usar faixa, durante os jogos, sobre prevenção ao câncer e acontecerá um pagão no Cristo Redentor, no Rio, e Sala São Paulo e Edificio Copan, em São Paulo: sim, apagar as luzes, pois sem o diagnóstico precoce a criança corre o risco de ficar cega. “Quem tem diagnóstico tardio, fica na escuridão.”

Veja também

Sobre a TUCCA

A TUCCA, Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, é uma associação sem fins lucrativos 100% dedicada a oferecer assistência multidisciplinar para crianças e adolescentes com câncer por meio do cuidado integral, humanizado e sem custo para o paciente, certos de que o diagnóstico precoce e o acesso a um tratamento individualizado e de qualidade são a maneira mais efetiva de vencer o câncer.  

Fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, a TUCCA tem como proposta elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens com câncer, que não têm condições de pagar por um tratamento adequado. Desde 2001, mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina, união que já beneficiou mais de 4.000 crianças e adolescentes carentes com câncer. Conta com o apoio de empresas, da sociedade civil e de voluntários.

 

 
tucca câncer infantil retinoblastona

Leia mais

Instituto abre curso on-line gratuito que prepara jovens de baixa renda para o mercado de trabalho


Médicos brasileiros descobrem técnica que cura dor facial crônica


Primavera é tema interessante para falar de clima e meio ambiente em sala de aula


Hospital do GRAACC promove campanha #UmFlashSalva para alertar sobre retinoblastoma


Entenda os problemas relacionados às crianças que respiram pela boca