Concebido e organizado pelo coletivo Nós, Marias, projeto busca o empoderamento de meninas em todo o mundo
Redação Publicado em 09/07/2023, às 10h00
A Tocalivros acaba de lançar em áudio o livro Meninas que Escrevem. Narrado por Victoria Blat, o livro reúne 17 escritoras adolescentes que apresentam nesta obra, um mosaico de olhares sensíveis sobre múltiplas experiências femininas.
As narrativas visitam vivências da infância, da adolescência e da vida adulta, por vezes expondo, sem atenuantes, as dores viscerais e os traumas acumulados nesses percursos.
Em muitos momentos, as autoras trazem um olhar crítico sobre a realidade de mulheres ou meninas marginalizadas, seja pela cor da pele, seja pela classe social, ou simplesmente pela condição de ser mulher, tecendo temas tão densos quanto a homofobia, o machismo e o racismo estrutural, abordados em narrativas simples apenas na superfície.
Muitas dessas histórias não deixam de apontar caminhos de superação, alcançada pela sororidade e pela compreensão, sob a perspectiva feminista e empática dessas jovens autoras em formação.
O livro é um projeto concebido e organizado pelo Coletivo Nós, Marias, que integra a rede Girl Up, iniciativa da ONU para o empoderamento de meninas em todo o mundo, e foi desenvolvido em parceria com a Editora Jandaíra ao longo de um ano, desde a abertura de uma chamada pública que recebeu mais de 200 contos de 25 diferentes estados, até a seleção e organização dos textos e a escolha da ilustradora, também adolescente, para a imagem da capa.
Agora, também disponível em audiolivro, pela Tocalivros, o projeto amplia a dimensão das narrativas e sua importância, trazendo as histórias com a vivacidade de cada conto.
Serviço
Livro MENINAS QUE ESCREVEM
Lançamento em áudio
Autor(a): Coletivo Nós, Marias
Narrador: Victoria Blat
Duração: 03h39m39s
Selo: Jandaíra
Disponível: Tocalivros
Fábrica de Férias: Sesc Pompeia realiza atividades esportivas e culturais para crianças em julho
Jornal Joca abre inscrições gratuitas para oficinas de férias em São Paulo
Projeto Tartanina lança Programa Escolar inovador para prevenção do abuso sexual Contra Crianças e Adolescentes
Pesquisa que mais da metade das mulheres já sofreram ghosting após contar que têm filhos
Pediatras alertam pais, educadores e responsáveis sobre aumento dos chamados “desafios perigosos” na internet