Regina Silva, do Educacional, reflete sobre os desafios que instituições de ensino têm para preparar os alunos para um mundo em rápida transformação
A consolidação do ensino híbrido acelerou a necessidade de um processo de digitalização na educação e deu ao aluno maior flexibilidade de horários e formas de consumir o conteúdo. Porém, a resistência a esse modelo de ensino, assim como a dificuldade de instituições de adaptarem as suas estruturas para atendê-lo, também pode ser destacada como um dos maiores desafios na adaptação a essa modalidade.
A implantação de ferramentas tecnológicas demanda investimentos e atualizações constantes de profissionais, além da consolidação de seu uso. Diante desse cenário, Regina Silva, diretora pedagógica do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área da Positivo Tecnologia para negócios de educação, lista os principais impactos dessa transformação digital no ensino brasileiro e explica por que ela vai além da adoção de tecnologia em sala de aula.
Mudanças na educação
A maior necessidade de atualização da infraestrutura tecnológica das instituições de ensino continua sendo voltada para o processo de ensino-aprendizagem, e, naturalmente, com tantos avanços, as soluções educacionais ganham cada vez mais espaço nas escolas, onde os próprios alunos estão cada vez mais digitais. Nesse contexto, o uso dessas soluções de forma integrada se tornam fundamentais para uma boa gestão, além de ferramentas que aumentam o engajamento dos estudantes e parte relevante dos
planejamentos escolares.
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“A escola deve estar preparada para integrar tecnologia aos seus processos de ensino-aprendizagem, considerando que está formando os estudantes para interagirem em um mundo em acelerada evolução tecnológica”, afirma Regina.
O que pode ser aprimorado
Na questão de aperfeiçoamento, é importante destacar a inclusão de novas plataformas educacionais e de gestão, abrindo possibilidades de mapeamento de dados de aprendizagem para detecção e oferta de feedbacks assertivos e rápidos.
“É imprescindível que cada instituição ou rede de ensino crie o seu ecossistema digital integrando todas essas soluções em um único ambiente, assegurando segurança de dados, facilidade de acesso e consolidação de relatórios. Dessa forma, será possível definir ações estratégicas a partir dos dados coletados e proporcionar aprimoramentos tanto na gestão quanto nos processos de ensino-aprendizagem”, aponta Regina.
“Também é fundamental que o gestor escolar tenha em mente os objetivos pedagógicos em cada contexto para que a transformação digital tenha resultados significativos na comunidade escolar e de forma igualitária.”
Mudanças que já podem ser vistas
A transformação digital no ensino vai além das ferramentas e da mera implantação de tecnologias em sala de aula. A instituição deve pensar em uma estratégia que supere os déficits e consiga atrair a atenção dos estudantes. Nesse sentido, o ensino híbrido tem funcionado de forma eficiente.
Em algumas grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, já há um mapeamento de tecnologias educacionais para realizar a composição de um catálogo com aplicações certificadas, facilitando a seleção de recursos para a instalação, de acordo com os ideais de casa instituição.
“Outro exemplo é a rede estadual de ensino do Paraná, que disponibiliza uma série de aplicações tecnológicas para professores e estudantes e se tornou referência em ações pedagógicas durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19”, lembra Regina.
Os ganhos com a transformação digital
Um importante ganho que a transformação digital gerou para as escolas é a consolidação de uma cultura de inovação, que faz com o que o aluno se sinta engajado durante o processo de aprendizagem, facilitando o trabalho pedagógico e de gestão. Além disso, a transformação digital impacta todas as pessoas, independentemente da área de atuação.
“É essencial que todos estejam alinhados a essa nova realidade que orienta os processos de comunicação e as relações sociais e profissionais, com importantes reflexos na área educacional”, acrescenta a diretora pedagógica do Educacional. “Outro exemplo claro dos benefícios da transformação digital pode ser observado na forma como pessoas mais familiarizadas com a tecnologia se destacam em seus contextos profissionais.”
O Educacional oferece muitos elementos que contribuem para a evolução da transformação digital na educação, incluindo soluções na área de STEAM, Educação 4.0, robótica, pensamento matemático, alfabetização pelas Mesas Educacionais, tecnologias para inclusão de estudantes com necessidades especiais e plataformas adaptativas de aprendizagem, entre outras opções. Todas essas ferramentas que atendem pilares importantes da transformação digital, como flexibilidade, adaptabilidade, integração de aplicações e segurança de dados.
Como engajar professores e alunos
Para a transformação ocorrer de fato é necessária uma mudança de cultura. Para Regina, só existe um jeito de despertar o interesse de educadores e educandos: proporcionar oportunidades criativas e inovadoras para que as tecnologias sejam implantadas da melhor forma, por meio de elementos de gamificação, projetos colaborativos de prototipagem e programação e em atividades de robótica, em que os alunos serão protagonistas.
Ao assumir esse papel de destaque, os alunos passam a contribuir para disseminar a “novidade” durante atividades didáticas. Dessa forma, alunos e professores percebem os benefícios e passam a atuar com maior autonomia.