Avery Dennison convida companhias de diversos segmentos a contribuírem com iniciativa de educação para recicladores

Desenvolvido em parceria com cooperativas e instituições de ensino, o AD Coopera convida colaborações de outras empresas para expandir a cadeia recicladora

Redação* Publicado em 07/09/2023, às 06h00

Cooperados trabalham no processo de reciclagem -

Sob o propósito de impulsionar o desenvolvimento da cadeia recicladora no âmbito socioambiental, capacitando os colaboradores que atuam no dia a dia das cooperativas de reciclagem, a Avery Dennison, empresa líder mundial em ciência de materiais, lança o projeto AD Coopera. Realizado em parceria com instituições de ensino e cooperativas que protagonizam no segmento, a iniciativa traz a oportunidade de educação aos cooperados e já anuncia a busca ativa por outras empresas que estejam dispostas a contribuir e apoiar financeiramente o programa.

 

Como vai funcionar o AD Coopera

O projeto-piloto será desenvolvido em parceria com a Coopercaps, uma das principais cooperativas de reciclagem em São Paulo (SP). Ao longo da iniciativa, a premissa é que todos aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar, independentemente de idade, classe social, etnia ou tempo de trabalho nesse mercado, tenham acesso à educação, tanto na turma de alfabetização quanto nos demais cursos e iniciativas que o programa oferecerá em um segundo momento, como os voltados à inclusão digital, economia circular e educação financeira.

Formados os grupos de estudo, a instituição educacional parceira ficará responsável pela capacitação educacional, disponibilizando professores e o espaço para as aulas e intervenções. Também serão oferecidos recursos de recreação aos filhos dos participantes, servindo como rede de apoio aos que aderirem aos cursos e atividades oferecidas.

 

Veja também

 

De acordo com Camila Benedetti, diretora de R&D, Sustentabilidade e head de DE&I da Avery Dennison na América Latina, o programa surge sob uma proposta de continuidade a outras iniciativas de circularidade já adotadas pela companhia e vai ao encontro das principais metas de sustentabilidade estabelecidas para os próximos anos, como a entrega de inovações que promovam a economia circular; a redução dos impactos ambientais nas operações e cadeias de suprimento; e a promoção de impactos positivos aos colaboradores e comunidades.

“O AD Coopera será essencial para a promoção da economia circular, o aprimoramento da reciclabilidade de nossos produtos e, principalmente, impactar positivamente a vida dos heróis da reciclagem e suas comunidades, que atuam diretamente para um mundo mais justo e sustentável. Entendemos que cada cidade e região possui uma necessidade específica que vai além da educação, portanto, após esse projeto-piloto, pensaremos nas próximas ações de maneira personalizada, de forma que promova mudanças significativas na vida dessas pessoas. Como parte do nosso programa AD Circular, que já conta com a participação de diversos parceiros do setor de embalagens, pretendemos fortalecer ainda mais o elo de colaboração na indústria como um todo, por meio de uma iniciativa onde todos podem contribuir”, destaca.

A Avery Dennison convida a todos os interessados em apoiar o AD Coopera, esta iniciativa transformadora para que juntas, diferentes vertentes da indústria possam fazer a diferença, em prol de um bem maior. As contribuições podem acontecer tanto por meio de cotas de patrocínio, com valores acessíveis; na promoção de fóruns e palestras cujas temáticas aprimorem o conhecimento e conscientização dos cooperados; bem como nas iniciativas de comunicação, ajudando na divulgação do projeto. As inscrições das companhias parceiras podem ser feitas por meio do site.

educação meio ambiente sustentabilidade reciclagem cooperativa

Leia mais

Livros lúdicos infantojuvenis são recursos para trabalhar educação antirracista em sala de aula


Educação digital e inclusão no combate à drástica evasão do Ensino Médio


Educacional abre inscrições para o "do your: bit", desafio estudantil que propõe o uso da tecnologia para solucionar problemas contemporâneos


Brasil tem 2,5 milhões de crianças fora das creches, aponta levantamento


Projeto estimula a leitura em comunidades indígenas na Amazônia