Pesquisa analisa lancheira da geração Alpha e as motivações de consumo para pais e responsáveis
Redação Publicado em 18/08/2022, às 14h20
Para os adultos, as preocupações com o desenvolvimento dos filhos, saúde, alimentação e investimento financeiro se acentuaram com a pandemia.
Um levantamento inédito realizado entre a Nestlé e a Play Pesquisa mapeou o consumo da lancheira pela geração alpha (crianças de 3 a 8 anos e pré-adolescentes de 9 a 12 anos) com o objetivo de entender o que esse grupo consome no lanche, identificar os produtos preferidos e suas razões de escolha. Com o nome “O Universo da Lancheira”, o estudo ouviu 1.000 mães e pais de crianças de 3 a 12 anos e seus responsáveis, das classes ABC em todo Brasil.
“Com a pesquisa, constatamos que novos hábitos saudáveis foram adquiridos na pandemia e estão sendo mantidos por parte dos consumidores, como o consumo de frutas, sucos naturais e o uso de garrafa própria para a água das crianças”, explica Milena Shimizu, gerente de Consumer Insights da Nestlé no Brasil.
A pesquisa detectou que as preocupações dos pais sobre o desenvolvimento dos filhos, saúde, alimentação e investimento financeiro se acentuaram com a pandemia. Entre as motivações de consumo para os responsáveis por crianças dessa geração, estão:
Além disso, produtos oferecidos em embalagens maiores (como litro e bandeja) são os mais consumidos em casa, já que atendem um número maior de pessoas com melhor custo benefício – como é o caso do Achocolatado em Pó e do Iogurte.
“No cenário de pandemia dos últimos anos, observamos um aumento no consumo de produtos que atendem toda a família, pois geram aos pais uma percepção de economia quanto à compra. Outros fatores, como a redução na renda familiar e o aumento no custo de vida, também influenciaram o crescimento na procura por esses itens”, diz Milena.
Entre os snacks (lanches rápidos), a pesquisa constatou que, apesar da fruta ter forte presença no consumo, ela ainda não é o item favorito da geração alpha. A preferência se dá por chocolate, pipoca e salgadinho, alimentos de certo controle dos pais quanto ao consumo, mas de forte adesão das crianças. A pesquisa destaca também os sanduíches com queijo e/ou embutidos e o pão de queijo com forte menção de preferência pelas crianças.
Na hora de escolher os alimentos e snacks que serão consumidos pelos filhos, os pais levam em consideração as opções:
Entre os snacks consumidos na escola, a pesquisa constatou que:
O consumo de guloseimas também foi mapeado no levantamento:
“Com a pesquisa, constatamos que novos hábitos saudáveis foram adquiridos na pandemia e estão sendo mantidos por parte dos consumidores, como o consumo de frutas, sucos naturais e o uso de garrafa própria para a água das crianças. Essa é uma tendência que os pais e responsáveis devem manter no futuro, buscando os chamados lanches aliados – saborosos, práticos, vitaminados e com bom custo benefício – para uma combinação equilibrada na hora de preparar a lancheira das crianças para a escola ou para um lanche em casa”, finaliza Milena Shimizu.
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