Confira dicas para facilitar esse processo, além de opções de passeios educativos durante as férias dos pequeninos
Redação Publicado em 20/07/2023, às 12h00
O mês de julho chegou e, com ele, as férias escolares também. A ABIPLAST apoia e promove o consumo sustentável desde a infância, reforçando a destinação adequada dos resíduos e destacando a importância da coleta seletiva e da reciclagem, fundamentais para a sustentabilidade.
Abaixo, a entidade elenca 5 dicas para hábitos mais sustentáveis durante o período de férias, em que normalmente passeios para shoppings centers, parques de diversão e ambientes ao ar livre são mais frequentes.
Retire, se houver, os restos de comida das embalagens: restos de comida dentro das embalagens de alimentos é um problema e tanto para os catadores e recicladores. Se puder, retire os resíduos orgânicos e descarte as embalagens limpas na lixeira para resíduos recicláveis.
Se necessário, lave a embalagem (no caso dos chocolates e sorvetes, pode haver resíduos quando eles derretem, por exemplo): lavar a embalagem com água de reuso facilita o processo de triagem nas cooperativas, visto que sacolinhas ou pacotes limpos deixam o processo de separação mais higiênico, prático, rápido e ágil.
Descarte as embalagens no cesto para recicláveis, quando houver e sempre que possível: além de separar os resíduos, as lixeiras padronizadas com as cores de cada material ajudam a realizar o correto descarte. Atualmente, muitos locais públicos já contam com os cestos de recicláveis e a criançada adora descartar aprendendo as cores. Confira abaixo o significado de cada uma: vermelho: plásticos; verde: vidros; azul: papel e papelão; e amarelo: metais. Em muitos locais, existem também dois tipos de cestos: marrom para resíduos orgânicos e verde para recicláveis, pensados para facilitar o processo e engajar a população.
Procure reutilizar os resíduos que seriam descartados: objetos feitos a partir de resíduos recicláveis podem se tornar novos brinquedos, enfeites e até mesmo pequenas lembranças da infância – aproveite também esse recurso, que é um benefício da economia circular, a reutilização.
Valorize a realização de atividades que proporcionem reflexão para as crianças e até mesmo para os adultos: a participação em mutirões de plantio de mudas de árvores, visitas a hortas comunitárias, a fazendas que produzem alimentos e a aterros sanitários e cooperativas de reciclagem de sua região, por exemplo, podem estimular a conscientização de hábitos sustentáveis. Também há opções divertidas e educativas como a “Oficina Divertida de Economia Circular - Garra Transformadora" no Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, que ocorrerá entre 25 e 30 de julho, e contará com uma brincadeira envolvendo separação e destinação correta dos resíduos.
No próprio Museu Catavento, também é possível realizar a visita no Espaço Economia Circular do Plástico, promovido pelo Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast). Localizado no segundo andar do Museu, a atividade faz parte das exposições de longa duração e reúne desde informações sobre a criação dos plásticos, seus diversos tipos, como eles são aplicados no dia a dia da sociedade, além de jogos e projeções sobre consumo e descarte conscientes, reciclagem e a importância da gestão correta dos resíduos para a evolução da economia circular.
Local: Museu Catavento – na Tenda, espaço externo do museu
Endereço: Av. Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II, São Paulo
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 16h
Preço: R$ 15 (inteira) ou R$ 7,50 (meia-entrada). Às terças-feiras, o ingresso é gratuito.
A reutilização dos produtos plásticos é uma ação importante de estímulo ao que chamamos de Economia Circular, um conceito que basicamente preconiza a permanência estendida dos recursos no ciclo produtivo. Tanto empresas quanto cidadãos podem e devem adotar hábitos de consumo pautados na gestão eficiente dos recursos e resíduos – isso traz benefícios à sociedade e, no caso das crianças, em particular, ocorre desde cedo o despertar da consciência sobre a responsabilidade em se gerir bem o que o planeta nos provê.
A indústria de transformação do plástico emprega mais de 336 mil trabalhadores no Brasil e, nas etapas de reciclagem, outras centenas de milhares de pessoas na coleta, triagem e reciclagem em todo o país.
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A concreta implementação da economia circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST. A entidade, referência no tema, desenvolve juntamente com seus associados ações que preparem os setores para a nova realidade que se delineia, avançando gradualmente em direção a resultados efetivos. A ABIPLAST representa atualmente mais de 12 mil empresas que empregam mais de 350 mil pessoas.
Museu da Imigração realiza programação de férias com ações para todas as idades
Jornal Joca abre inscrições gratuitas para oficinas de férias em São Paulo
Professora dá dicas para férias escolares tranquilas
Como adaptar o cérebro ao fim das férias
Entenda a importância do equilíbrio na agenda de atividades das crianças durante a época de férias